Ao longo da minha vida profissional, que não é pequena, acompanhei o surgimento de muitos frameworks, metodologias, normas, melhores práticas e até mesmo implementei muitas delas, que são conceitos que visam beneficiar uma organização.
Faz tempo que a sopa de letrinhas tem deixado muitas pessoas de cabelo em pé, afinal temos algumas delas para citar atualmente: ITIL®, Cloud Computing, PRINCE2, DevOps, Lean IT, Scrum, MoF, CobiT, CMMi, PMBOK, Six Sigma, Business Analysis, isso sem mencionar as normas ISO.
Fonte: www.verism.global.com
Muitas pessoas com quem trabalhei e outras tantas que conheço diziam que aplicando apenas uma melhor prática, norma ou framework já seria suficiente, mas não é o que se verifica na prática.
Quero falar especificamente de Gestão de Serviços de TI, que no meu ponto de vista, é a espinha dorsal da TI. Ela se conecta em todas as frentes do negócio, e com toda a transformação digital que estamos vivenciando, a TI tem que ser flexível para se adaptar à sopa de letrinhas citada acima.
Desde a década de 1980 temos disponível o framework ITIL® (Information Technology Infrastructure Library), que surgiu de uma iniciativa do governo britânico. Com o passar do tempo, o ITIL acabou sendo incorporado ao setor privado, tornando-se uma referência mundial para empresas de tecnologia, mas é fato que este framework não sofre atualizações desde 2011, e com isso não se adaptou para atender as demandas da era digital.
É claro que a necessidade provoca e insulta, e muitos questionamentos começaram a surgir dizendo que o ITIL estava morto. Com o lançamento recente do VeriSM™ o boato vem aumentando, dizendo até que ele veio para substituir o ITIL, mas posso confirmar que o ITIL não morreu e nem que o VeriSM™ veio substituí-lo.
Abaixo, você encontrará uma breve explicação sobre o VeriSM™ e seus benefícios quando aplicado em uma organização.
Mas o que é o VeriSM™?
É uma nova abordagem para o gerenciamento de serviços e governança da era digital, e auxilia empresas a obter uma melhor gestão de toda a sua própria sopa de letrinhas, oferecendo a oportunidade de atender os clientes de acordo com suas necessidades, além de reduzir os riscos e os custos operacionais.
Fonte: verism.global.com
VeriSM™ significa:
- Value-driven (Valor ao negócio)
- Evolving (Evolutivo)
- Responsive (Responsivo e flexível)
- Integrated (Integrado)
- Service (Serviços)
- Management (Gerenciamento)
Como ele surgiu?
Desde 2017 um grupo de profissionais especialista do mundo todo – inclusive do Brasil – se reuniu para desenvolver uma alternativa moderna e de fácil compreensão para integrar o universo de Gerenciamento de Serviços, que hoje sofre uma reorganização, buscando levá-lo ao próximo nível demandado pela era digital.
Veja aqui alguns dizeres sobre o VeriSM™ que irão ajudá-lo na compreensão do que ele propõe:
“O VeriSM™ suporta todas as áreas organizacionais, de TI até marketing, de finanças ao atendimento ao cliente, para oferecer valor ao negócio”.
“O VeriSM™ é uma abordagem de gerenciamento de serviços, especificamente adaptada para apoiar organizações a terem sucesso no mundo dos serviços digitais”.
“O VeriSM™ propõe às organizações como otimizar uma gama de frameworks, melhores práticas e tecnologias emergentes (IoT, Cloud, Inteligência Artificial, etc) de forma flexível, visando entregar o produto e/ou serviço correto no momento certo aos seus usuários e clientes”
Eu participei do primeiro grupo aberto mundialmente para aprender e discutir sobre o VeriSM™, e na minha opinião ele é uma “malha de gerenciamento”, que fornece uma abordagem flexível e pode ser adaptada de acordo com as necessidades de um produto ou serviço específico. A malha de gerenciamento inclui:
- Recursos;
- Ambiente;
- Tecnologias emergentes;
- Práticas de gerenciamento.
Acima de tudo, visa tornar o Gerenciamento de Serviços de TI ainda mais relevante no mundo de hoje, unindo os diferentes frameworks, metodologias e práticas utilizados no mercado.
Alguma dúvida de que você precisa conhecer o VeriSM™ mais de perto?
E como buscar este conhecimento?
Já existem 3 níveis de certificação do VeriSM™
Fonte: verism.global.com
VeriSM™ Foundation: já disponível
Aqueles que já possuem certificação em ITIL, ITSM based on ISO 20000 ou IT4IT poderão fazer somente o exame Plus para obter a certificação Foundation. Profissionais que são da área de negócio e não estão ligados a TI, mas precisam se adaptar a Era Digital e desenvolver um “mindset” de serviço, a certificação Essentials é a mais adequada.
VeriSM™ Professional: será disponibilizada no 2º semestre de 2018. Tem como público alvo os implementadores.
Líder VeriSM™: será disponibilizado no final 2018. Tem como foco os Altos Níveis da Organização (Top Management).
A DARYUS fará o lançamento no evento AGILE TRENDS e a primeira turma do curso iniciará em abril.
Mais informações, clique AQUI!
Participe também do grupo de LinkedIn onde a discussão vale a pena: https://www.linkedin.com/groups/13558044
Muito esclarecedor Carlos, obrigado por dedicar parte importante do seu tempo às pessoas.