Home / Artigo / VeriSM™ é o futuro do gerenciamento de serviços de TI e veio pra substituir o ITIL®?

VeriSM™ é o futuro do gerenciamento de serviços de TI e veio pra substituir o ITIL®?

Ao longo da minha vida profissional, que não é pequena, acompanhei o surgimento de muitos frameworks, metodologias, normas, melhores práticas e até mesmo implementei muitas delas, que são conceitos que visam beneficiar uma organização.

Faz tempo que a sopa de letrinhas tem deixado muitas pessoas de cabelo em pé, afinal temos algumas delas para citar atualmente: ITIL®, Cloud Computing, PRINCE2, DevOps, Lean IT, Scrum, MoF, CobiT, CMMi, PMBOK, Six Sigma, Business Analysis, isso sem mencionar as normas ISO.

VeriSM

Fonte: www.verism.global.com

Muitas pessoas com quem trabalhei e outras tantas que conheço diziam que aplicando apenas uma melhor prática, norma ou framework já seria suficiente, mas não é o que se verifica na prática.

Quero falar especificamente de Gestão de Serviços de TI, que no meu ponto de vista, é a espinha dorsal da TI. Ela se conecta em todas as frentes do negócio, e com toda a transformação digital que estamos vivenciando, a TI tem que ser flexível para se adaptar à sopa de letrinhas citada acima.

Desde a década de 1980 temos disponível o framework ITIL® (Information Technology Infrastructure Library), que surgiu de uma iniciativa do governo britânico. Com o passar do tempo, o ITIL acabou sendo incorporado ao setor privado, tornando-se uma referência mundial para empresas de tecnologia, mas é fato que este framework não sofre atualizações desde 2011, e com isso não se adaptou para atender as demandas da era digital.

É claro que a necessidade provoca e insulta, e muitos questionamentos começaram a surgir dizendo que o ITIL estava morto. Com o lançamento recente do VeriSM™ o boato vem aumentando, dizendo até que ele veio para substituir o ITIL, mas posso confirmar que o ITIL não morreu e nem que o VeriSM™ veio substituí-lo.
Abaixo, você encontrará uma breve explicação sobre o VeriSM™ e seus benefícios quando aplicado em uma organização.

Mas o que é o VeriSM™?
É uma nova abordagem para o gerenciamento de serviços e governança da era digital, e auxilia empresas a obter uma melhor gestão de toda a sua própria sopa de letrinhas, oferecendo a oportunidade de atender os clientes de acordo com suas necessidades, além de reduzir os riscos e os custos operacionais.

VeriSMTM

Fonte: verism.global.com

VeriSM™ significa:

  • Value-driven (Valor ao negócio)
  • Evolving (Evolutivo)
  • Responsive (Responsivo e flexível)
  • Integrated (Integrado)
  • Service (Serviços)
  • Management (Gerenciamento)

Como ele surgiu?
Desde 2017 um grupo de profissionais especialista do mundo todo – inclusive do Brasil – se reuniu para desenvolver uma alternativa moderna e de fácil compreensão para integrar o universo de Gerenciamento de Serviços, que hoje sofre uma reorganização, buscando levá-lo ao próximo nível demandado pela era digital.

Veja aqui alguns dizeres sobre o VeriSM™ que irão ajudá-lo na compreensão do que ele propõe:

“O VeriSM™ suporta todas as áreas organizacionais, de TI até marketing, de finanças ao atendimento ao cliente, para oferecer valor ao negócio”.

“O VeriSM™ é uma abordagem de gerenciamento de serviços, especificamente adaptada para apoiar organizações a terem sucesso no mundo dos serviços digitais”.

“O VeriSM™ propõe às organizações como otimizar uma gama de frameworks, melhores práticas e tecnologias emergentes (IoT, Cloud, Inteligência Artificial, etc) de forma flexível, visando entregar o produto e/ou serviço correto no momento certo aos seus usuários e clientes”

Eu participei do primeiro grupo aberto mundialmente para aprender e discutir sobre o VeriSM™, e na minha opinião ele é uma “malha de gerenciamento”, que fornece uma abordagem flexível e pode ser adaptada de acordo com as necessidades de um produto ou serviço específico. A malha de gerenciamento inclui:

  • Recursos;
  • Ambiente;
  • Tecnologias emergentes;
  • Práticas de gerenciamento.

Acima de tudo, visa tornar o Gerenciamento de Serviços de TI ainda mais relevante no mundo de hoje, unindo os diferentes frameworks, metodologias e práticas utilizados no mercado.

Alguma dúvida de que você precisa conhecer o VeriSM™ mais de perto?

E como buscar este conhecimento?
Já existem 3 níveis de certificação do VeriSM™

certificação do VeriSM™

Fonte: verism.global.com

VeriSM™ Foundation: já disponível
Aqueles que já possuem certificação em ITIL, ITSM based on ISO 20000 ou IT4IT poderão fazer somente o exame Plus para obter a certificação Foundation. Profissionais que são da área de negócio e não estão ligados a TI, mas precisam se adaptar a Era Digital e desenvolver um “mindset” de serviço, a certificação Essentials é a mais adequada.

VeriSM™ Professional: será disponibilizada no 2º semestre de 2018. Tem como público alvo os implementadores.

Líder VeriSM™: será disponibilizado no final 2018. Tem como foco os Altos Níveis da Organização (Top Management).

A DARYUS fará o lançamento no evento AGILE TRENDS e a primeira turma do curso iniciará em abril.

Mais informações, clique AQUI!

Participe também do grupo de LinkedIn onde a discussão vale a pena: https://www.linkedin.com/groups/13558044

Fonte de inspiração.
Texto original: Steve Lawless | Última atualização em 22 de fevereiro de 2018
Site: https://purplegriffon.com/blog/verism-is-it-really-the-future-of-it-service-management-and-itil-replacement

Sobre Carlos Coelho

mm
Business Continuity and Disaster Recovery Consulting ICT infrastructure management Team management focused on results and continuous improvement Quality and service level management Strong relationship management with customers, partners and suppliers Data Center operations and mission critical projects

Confira tambem

Blockchain na prática

Blockchain foi um dos principais temas da edição 2018 do GRC +DRIDAY. Como o assunto …

Um comentário

  1. Muito esclarecedor Carlos, obrigado por dedicar parte importante do seu tempo às pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *