Home / Transformação Digital / TI e Marketing Digital: vantagens da aproximação

TI e Marketing Digital: vantagens da aproximação

Como as áreas de TI e Marketing Digital se relacionam.

Hoje, o marketing consome uma quantidade de tecnologia muito maior do que há 10 anos. Aliás, uma prova cabal deste aumento é o avanço da área para o Marketing Digital (MD). Neste cenário, a expectativa é de que a relação de interdependência entre o Marketing Digital e TI cresça exponencialmente. Se antes o uso da tecnologia pelo marketing se concentrava em ferramentas de CRM e mailing, com o MD a presença tecnológica é robusta e maximizada por estratégias de inbound, análise comportamental e avanço das redes sociais e buscadores como itens essenciais do planejamento comercial.

O reflexo desta mudança é inclusive percebido nas novas profissões relacionados ao Marketing Digital. Muitos profissionais da área têm forte apelo tecnológico, como por exemplo programadores, web designers e analistas. Antigamente, profissionais com habilidades similares provavelmente estariam em Tecnologia da Informação. Esta aproximação também tem um ponto de contato fundamental: entender o cliente para melhorar negócios e, consequentemente, criar relacionamento e aperfeiçoar experiências. Premissa compartilhada pelas áreas, este é o fio condutor do uso corporativo de ambas.

Desvantagens da distância entre TI e Marketing Digital.

Apesar da crescente aproximação entre as áreas ser visível, ainda existem cenários nos quais as disciplinas são distanciadas. Nestes casos, riscos podem não ser vistos e oportunidades perdidas. No geral, o desalinhamento de TI e Marketing Digital dá margem para riscos operacionais, riscos de imagem, riscos de vazamento de informações e outros. O oposto também é verdadeiro, portanto quanto mais próxima TI estiver de Marketing Digital, melhores as chances de uma visão integrada e global de riscos. No ano passado, mencionei em uma palestra que o CIO que não estiver antenado nisso poderia perder seu emprego, e hoje digo isto ao CMO.

Projeções futuras.

A ideia de escrever sobre este assunto surgiu em um evento da DARYUS sobre Business Transformation. TI e Marketing Digital estavam entre os temas e pelo próprio contexto do encontro foi natural pensar sobre quais são as projeções para o futuro do relacionamento destas áreas. Como dito pelo Robert-Jan Willemsen (CCO do EXIN) durante sua apresentação, “TI sem Marketing Digital perde valor”. Esta afirmação já é exemplo de um olhar adiante sobre a mudança de posicionamento esperada para a TI junto ao MD.

Pedindo licença ao meu amigo, eu acrescento que a relação é mútua, portanto Marketing Digital sem Tecnologia da Informação e, principalmente, sem especialistas habilitados e certificados como é comum à TI também perde valor. Logo, além de uma relação ainda mais próxima, eu acredito que TI e MD tendem a ser vistos e tratados de forma híbrida, quase simbiótica. Desta forma, as possibilidades e vantagens são incontáveis.

________________________________________________________________________________

Gostaria de evoluir e profissionalizar seu conhecimento em Marketing Digital? Conheça a certificação internacional trazida ao Brasil pela DARYUS.

CONHEÇA A CERTIFICAÇÃO EM MARKETING DIGITAL

Sobre Vanessa Oliveira

mm
Pós-graduada em Marketing Digital, com MBA em andamento em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, graduada em Comunicação.

Confira tambem

Segurança e privacidade nas cidades inteligentes.

Os celulares são inteligentes, os relógios são inteligentes, as geladeiras são inteligentes, as roupas são …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *