Home / Artigo / Segurança e tecnologia: crescimento e expectativas.

Segurança e tecnologia: crescimento e expectativas.

Há um entendimento comum de que quando a empresa apresenta bons resultados, a preocupação com eficiência é reduzida. Provavelmente, um reflexo comportamental da sensação de estabilidade. Por outro lado, momentos de crise, como os vividos recentemente, intensificam a procura por soluções que aliem benefícios à redução de custos. Os mercados de segurança e tecnologia são dois gigantes que têm profunda relação com estes movimentos.

Segurança e tecnologia: cada vez mais próximos.

Quanto mais evoluímos, mais tecnologia desenvolvemos. Quanto mais tecnologia nos rodeia, mais necessitamos de segurança. A relação dos mercados de segurança e tecnologia é inegável. Interdependentes e em crescimento paralelo, ambos são potências exponenciais. Com variações que se misturam, como segurança da informação, gestão, cyber security e etc., são simbióticos em muitas esferas de atuação. A busca por estes mercados apenas em situações de necessidade já foi um padrão bem marcante no passado. Atualmente, percebe-se a compreensão do quanto ambos são estratégicos e constantemente essenciais ao negócio.

Cenário favorável.

Os EUA têm uma demanda aproximada de mais de 20 mil profissionais para TI. O Canadá também têm alta procura por mão de obra qualificada. Na Europa, o mercado de tecnologia é bastante evoluído e continua em progresso. Aqui no Brasil, as empresas buscam tanto por profissionais técnicos quanto por profissionais especializados em gestão e estratégia em atuações relacionadas à segurança e tecnologia. Há expectativa de um crescimento de 15% a 20% em oportunidades de emprego. Claramente, o cenário é muito favorável para profissionais e empresas.

Como aproveitar o crescimento dos mercados de segurança e tecnologia?

Estar preparado é uma das melhores formas de aproveitar os bons ventos do mercado. Tanto as empresas quanto os profissionais necessitam de aprimoramento e qualificação para usufruírem das inúmeras oportunidades destes mercados aquecidos. Certificações, idiomas, reforço nos times são alguns dos muitos movimentos de preparação.

Aliás, o desenvolvimento da consciência de que o avanço deve ser buscado mesmo em tempos estáveis e prósperos é um ponto positivo extra para quem visa se destacar. Desprender-se do vício comportamental de procurar melhorias só em épocas desfavoráveis pode representar um potencial de crescimento significativo.

É claro que o oportunismo é útil em algumas situações, mas os mercados de segurança e tecnologia têm em comum um olhar intencional para o progresso, para a inovação. Os profissionais e empresas que partilharem ativamente desta visão ampliam as chances de compartilharem também dos benefícios da ascensão.

CONHEÇA OS CURSOS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

_______________________________________________________________________________
Texto compartilhado do Linkedin do especialista Jeferson  D’Addario, veja aqui.

Sobre Jeferson D'Addario - CBCP, MBCI, CRISC

mm
Consultor sênior há mais de vinte anos em TI, gestão de riscos e continuidade de negócios, ganhador do prêmio SECMASTER 2006 na categoria “Melhor Contribuição para o Desenvolvimento de Mercado”. Possui mais de 35 projetos de Continuidade de Negócios para empresas líderes no Brasil e Exterior nos últimos dez anos. Certificado como CBCP pelo DRII-USA, MBCI pelo BCI-UK, CRISC pela ISACA, ISO 27001 lead auditor (BSI). Formação em Economia e TI. Foi o responsável por trazer e desenvolver os primeiros cursos de continuidade de negócios oficiais do DRII – Disaster Recovery Institute International para o Brasil em 2005. Desde 2010 é instrutor oficial do DRII e representante executivo para o Brasil. É Membro da ISACA-SP, sendo colaborador na tradução do COBIT 4.1. Possui ampla experiência em Gestão de TIC (ITIL e ISO 20.000) e Govenança de TIC (COBIT, ISO 38500), tendo sido gerente e diretor de TI em empresas nacionais, e participado de projetos de implementação e certificação. Criador, coordenador e professor da Pós-graduação em GTSI - Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação, curso DARYUS aplicado na Faculdade Impacta Tecnologia (FIT) – SP/SP, desde 2003, atualmente na turma 15. É sócio-diretor e fundador da DARYUS Consultoria e Treinamento, e atualmente CEO do Grupo DARYUS. Possui ampla experiência em gestão empresarial de negócios, pessoas, educação, gestão de crises, comunicação empresarial, relacionamento executivo e gestão financeira, apoiando executivos de grandes empresas no Brasil em projetos de consultoria. Palestrante, articulista e colaborador em eventos nacionais e internacionais relacionados a GRC, TI, Continuidade e Gestão Empresarial. Foi reconhecido pela Infragard – Califórnia em 2010 pela contribuição na área de segurança da informação para o Brasil. Já lecionou anteriormente para IPEN – Instituto de Pesquisas Nucleares – USP – SP e Instituto Trevisan – SP.

Confira tambem

Regulamento do Sorteio de 5 ingressos VIP’s para o CAMPUS SUMMIT EXECUTIVE

Participe do sorteio de 5 INGRESSOS VIP’s para o Campus Summit Executive, evento que ocorrerá …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *