Durante a 12ª edição do GRMeeting 2017, que aconteceu este mês no Burlesque Paris 6, muitos assuntos foram debatidos. Tanto os profissionais que atuaram nos painéis quanto os congressistas, que participaram ativamente com perguntas, enriqueceram as conversas com opiniões e experiências. Neste post, irei ressaltar dois assuntos tratados no evento. Obviamente, não poderiam ficar de fora das discussões sobre Business & Risk Transformation: resiliência e resistência à mudança.
Resiliência x resistência à mudança?
Resiliência é a capacidade de adaptar-se às intempéries. É a habilidade que uma empresa e/ou profissional têm de continuar existindo mesmo depois de crises e/ou incidentes. Pode envolver estrutura, capital humano, finanças e outros diversos fatores. Em alguns cenários, a resiliência é contraposta à resistência, como se fossem antagônicas. Porém, ao meu ver, estas forças não são opostas. A resistência é algo natural do ser humano. Em contrapartida, a resiliência é um atributo, é uma competência.
A palestra da Ines Cozzo, VP da Sociedade Brasileira de Neurobusiness, trouxe ao palco do GRMeeting alguns fatores neurocientíficos que interferem nesta resistência à mudança. O “cérebro é preguiçoso” para economizar energia, portanto, este comportamento resistente tem inclusive fundamentos. Entretanto, o reconhecimento desta característica não impossibilita o desenvolvimento da resiliência.
Resiliência + resistência à mudança.
Assimilar padrões de comportamento humano e entender que naturalmente resistimos à mudança é um aprendizado importante. O cuidado neste contexto é não permitir que isso seja usado de forma contraprodutiva. Preparar-se para adversidades não significa a imposição de mudanças abruptas sem objetivos. É óbvio que, dependendo das condições de um negócio, a definição de um planejamento resiliente pode ser mais intensa. Entretanto, é necessário esforço e foco para assegurar a continuidade da empresa e também dos profissionais, pois ambos beneficiam-se de uma postura resiliente.
Como um dos principais serviços de consultoria da DARYUS é a Continuidade de Negócios, o conceito é bastante presente na empresa. Por meio da promoção, estruturação e fomento à resiliência, a DARYUS auxilia empresas a protegerem patrimônio e empregos. Esta experiência nos traz percepções muita ricas, como por exemplo sobre a confusão comum entre pressa e agilidade. A mudança é tão necessária quanto a agilidade. Entretanto, ser resiliente não é mudar apressadamente, mas sim assertivamente e com propósito.
#GRMeeting 2018 – Faça sua pré-reserva