Home / Artigo / Continuidade de Negócios / Queda no servidor Pressable X Continuidade de Negócios
Queda no servidor Pressable X Continuidade de Negócios

Queda no servidor Pressable X Continuidade de Negócios

No 18 de abril, usuários do WordPress que utilizam o servidor Pressable tiveram seus sites fora do ar por mais de seis horas. O problema iniciou por volta das 15h, quando um cabo de fibra ótica se rompeu, na cidade de San Antonio, Texas (EUA).

Uma das principais vantagens vendidas pelo servidor – a velocidade e estabilidade de navegação proporcionada pelo uso da FastFiber Network®, tecnologia gerida pela empresa Cogeco – se tornou a fonte da crise. É claro que problemas e imprevistos acontecem em todos os tipos de negócios, por mais monitorados que sejam, entretanto, o que chamou atenção neste caso foi a ausência de um plano efetivo de Continuidade de Negócios de todos os envolvidos: a Cogeco não possui nenhuma alternativa estrutural que permita o prosseguimento no fornecimento da tecnologia. Sem a mesma, o Pressable também não apresentou alternativas mantenedoras de seus usuários online, bem como o WordPress, que se viu sem solução para os milhares de sites desenvolvidos em sua plataforma fora do ar. Por fim, na ponta dessa cadeia despreparada, nenhum dos sites afetados detinha uma segunda maneira de manter seus negócios em funcionamento.

Em resumo, houve uma chuva de reclamações na página do Pressable no Facebook – único canal disponível aos clientes – e em fóruns de monitoramento de redes, uma vez que o WordPress não tem presença efetiva nas redes sociais. No que diz respeito ao atendimento ao público, a Pressable postou continuamente informes com pareceres fornecidos pela Conego sobre a identificação e gestão do problema.

Importância da Continuidade de Negócios

A crise relatada ilustra bem o pensamento ainda predominante no meio empresarial – infelizmente, não há um investimento significativo na prevenção de crise e, principalmente, na continuidade de negócios. Dessa maneira, somente no momento em que, por alguma razão, o funcionamento de um negócio é abruptamente interrompido, se pensa em possíveis alternativas. Analisando o caso citado, nenhuma das empresas envolvidas – desde o fornecimento da tecnologia ao desenvolvimento e uso de sites – estava preparada para o incidente. Ou seja, o emprego da Continuidade de Negócios foi negligenciado e afetou as atividades de milhares de pessoas em todo mundo.

Quer saber mais sobre Continuidade de Negócios, clique AQUI!

Sobre Jeferson D'Addario - CBCP, MBCI, CRISC

mm
Consultor sênior há mais de vinte anos em TI, gestão de riscos e continuidade de negócios, ganhador do prêmio SECMASTER 2006 na categoria “Melhor Contribuição para o Desenvolvimento de Mercado”. Possui mais de 35 projetos de Continuidade de Negócios para empresas líderes no Brasil e Exterior nos últimos dez anos. Certificado como CBCP pelo DRII-USA, MBCI pelo BCI-UK, CRISC pela ISACA, ISO 27001 lead auditor (BSI). Formação em Economia e TI. Foi o responsável por trazer e desenvolver os primeiros cursos de continuidade de negócios oficiais do DRII – Disaster Recovery Institute International para o Brasil em 2005. Desde 2010 é instrutor oficial do DRII e representante executivo para o Brasil. É Membro da ISACA-SP, sendo colaborador na tradução do COBIT 4.1. Possui ampla experiência em Gestão de TIC (ITIL e ISO 20.000) e Govenança de TIC (COBIT, ISO 38500), tendo sido gerente e diretor de TI em empresas nacionais, e participado de projetos de implementação e certificação. Criador, coordenador e professor da Pós-graduação em GTSI - Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação, curso DARYUS aplicado na Faculdade Impacta Tecnologia (FIT) – SP/SP, desde 2003, atualmente na turma 15. É sócio-diretor e fundador da DARYUS Consultoria e Treinamento, e atualmente CEO do Grupo DARYUS. Possui ampla experiência em gestão empresarial de negócios, pessoas, educação, gestão de crises, comunicação empresarial, relacionamento executivo e gestão financeira, apoiando executivos de grandes empresas no Brasil em projetos de consultoria. Palestrante, articulista e colaborador em eventos nacionais e internacionais relacionados a GRC, TI, Continuidade e Gestão Empresarial. Foi reconhecido pela Infragard – Califórnia em 2010 pela contribuição na área de segurança da informação para o Brasil. Já lecionou anteriormente para IPEN – Instituto de Pesquisas Nucleares – USP – SP e Instituto Trevisan – SP.

Confira tambem

Se especializar em um serviço ou expandir os negócios?

Por G. Lab para a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios | 18/08/2018 Existe um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *