Home / Artigo / Por que a segurança cibernética é importante?
Por que a segurança cibernética é importante?

Por que a segurança cibernética é importante?

A manutenção dos dados empresariais ou pessoais faz toda a diferença em um mundo cada vez mais tecnológico e digital. Caso um hacker consiga, por algum caminho, o seu e-mail, ele pode enviar mensagens de phishing contendo malware ou arquivos infectados. Abri-los ou respondê-los pode fazer você perder dados importantes ou o controle sobre o equipamento. Perigo à vista.

Não é segredo que nossas informações pessoais estão mais suscetíveis do que nunca. Os incidentes de violação de dados e roubo de identidade são mais comuns nesta era digital que vivemos. E isso carrega um impacto em milhões de empresas e cadeia de fornecedores.

Diante disso, grandes e médias empresas têm trabalhado de forma consistente para proteger dados, por meio de medidas de segurança. Todos nós temos a responsabilidade de cuidarmos de toda e qualquer informação relevante, inclusive estarmos atentos às pessoas com quem nos comunicamos. Assim, começamos a compreender e empregar a segurança cibernética.

Visão geral da segurança cibernética

Qualquer um dos seus dispositivos digitais conectados à internet pode perder informações importantes devido à violação de dados. Isso inclui sistemas de comunicação, como emails e mensagens de texto; sistemas de transporte, como navegação de avião; sistemas financeiros, como contas bancárias e empréstimos; bancos de dados do governo, como números de previdência social e registros fiscais; sistemas médicos, como registros médicos e equipamentos; e sistemas educacionais, como dados de pesquisa e boletins.

Para evitar tamanho desgaste, a segurança cibernética atua nesta frente. Um conjunto de tecnologias e práticas de proteção atua em variadas frentes – sistemas, redes e ameaças em potencial, como hackers e fraudes assistidas por computador.

Os hackers, geralmente, visam acessar, alterar ou roubar dados confidenciais para extorquir dinheiro do usuário de rede ou de um sistema específico. A implementação de medidas eficazes de segurança cibernética, então, permite que empresas e indivíduos se protejam contra abordagens desta natureza.

É importante estar atento a todo instante e proteger dados confidenciais de hackers, malware e vírus. Veja como você pode começar a praticar a segurança cibernética segura.

Atenção com mensagens de contatos inesperados

Nunca abra ou responda a um e-mail em sua pasta de spam e não clique em links ou arquivos anexados em mensagens recebidas de contatos inesperados ou desconhecidos.

É provável que você receba e-mails de phishing projetados e enviados por hackers para confundir. Não os abra para evitar infectar seu dispositivo, fazendo com que você perca dados importantes. Ele não apenas coloca suas informações em risco, mas, também, influencia as informações que você possui sobre companheiros, colegas de trabalho e parentes.

Caso haja alguma dúvida a respeito de um e-mail, entre em contato com o remetente por qualquer outro meio de comunicação, como telefone ou um endereço digital diferente.

Ignorar Scareware

Você já recebeu um e-mail sobre aviso de software de segurança? Isso, provavelmente, virá de fontes não identificadas. É melhor, então, ignorar esse scareware.

Outra situação ocorre ao navegar na web: Você pode receber um aviso, em um novo navegador, alegando ter encontrado um problema no seu dispositivo. Muita atenção, pois esses são avisos falsos e foram criados para infectar seu dispositivo.

Optar pelo antivírus

Certifique-se de instalar um bom antivírus em seu celular, computador e outros dispositivos digitais conectados à internet. Além disso, atualize seu software antivírus regularmente, porque, desta forma, conseguimos ampliar a proteção contra os mais novos possíveis malwares, vírus e ataques cibernéticos.

Ao perder informações, as empresas podem enfrentar um declínio na produtividade.

Existem inúmeras vantagens de praticar a segurança cibernética. Seguem algumas:

  • Imagem perante os clientes

Um ataque cibernético pode prejudicar gravemente a reputação da sua empresa, fazendo com que seus clientes percam a confiança depositada em seu negócio. A atividade hacker, por exemplo, pode acessar dados relevantes de clientes e publicá-los de forma negativa. Portanto, é crucial levar a segurança cibernética a sério para evitar uma má reputação à empresa.

  • Prejuízos bancários

Normalmente, o hacker obtém acesso ao sistema de uma organização empresarial para conseguir dados bancários, como informações de cartão de crédito e outros detalhes. Além disso, as empresas que perdem informações de clientes podem ter que enfrentar processos judiciais. E o resultado disso? Arcar com despesas de milhões de reais em alguns processos.

  • Informações valiosas

O principal objetivo da segurança cibernética é proteger dados pessoais. Os hackers podem planejar obter tais informações para utilizá-las em atividades ilegais, como a criação de contas online falsas para a compra de produtos de origem duvidosa.

  • Fator equipe

A produtividade dos funcionários depende diretamente da manutenção do ritmo de atividades diárias da organização empresarial. Ou seja, as empresas que perdem informações em incidentes de violação de dados também podem enfrentar um declínio na produtividade da equipe de colaboradores. O proprietário da empresa pode usar o software de monitoramento para que os funcionários vejam os dados dos dispositivos alvo.

  • O poder do ambiente

Se você deixar de fornecer um ambiente de trabalho seguro para seus funcionários, nunca poderá obter o melhor deles. A segurança cibernética pode ajudá-los a trabalharem com confiança, sem perder informações comerciais e se tornarem vítimas de um ataque cibernético. É importante praticar medidas seguras e educar a equipe sobre o tema. Treine os colaboradores e funcionários para a melhor utilização dos dispositivos digitais da empresa e os informem sobre as ameaças enfrentadas diariamente, como malware, e-mails de phishing, engenharia social, ataques de ransomware, entre outras formas.

  • The Bottom Line

A eficácia da segurança cibernética para empresas e indivíduos é inegável. Com algumas práticas, você pode criar uma defesa eficaz contra-ataques em potencial e pode proteger seu dinheiro, informações pessoais, boa vontade e toda a produtividade dos funcionários.

A resiliência da sua empresa e a capacidade de se recuperar diante de uma interrupção dentro dos limites estabelecidos de tempo e custos dependem também da definição do seguro cibernético. É uma escolha importante para os rumos empresariais.

O modelo escolhido deve ser adequado e confiável para diminuir custos e tempo em situações de recuperação após um ataque cibernético. Mas como podemos saber se a cobertura contratada é indicada para o perfil do negócio? A resposta é simples: Conte com a parceria de uma empresa gabaritada e com corpo técnico preparado para identificar o melhor cenário na definição do produto. A parceria entre corretora, seguradora e cliente é a relação perfeita para evitar desgastes e promover uma melhor rotina de trabalho.

Quiz Perícia Forense Digital

Quer testar seus conhecimentos em cybersegurança e saber o quanto você vale como profissional? Veja o Quiz que nós do Grupo Daryus preparamos para você:

Sobre Aline Inácio

mm
Aline Inácio atua há mais de 17 anos nas áreas de Gestão de Riscos, Continuidade de Negócios e Administração de Seguros. Possui MBA Internacional em Gestão de Empresas e Negócios pela FGV, especialização em Governança Corporativa e Empreendedorismo na Babson Executive Education (Boston-EUA), especialização em Corporate Finance e Risk Management pela Columbia University (Nova Iorque –EUA), certificada pela AIRM - ALARYS International Risk Manager - e pelo DRI International. Atualmente, é business developer na Daryus Consultoria.

Confira tambem

Ransomware: entenda a ciberameaça que paralisou o maior grupo varejista do Brasil

Ransomware: entenda a ciberameaça que paralisou o maior grupo varejista do Brasil

Em agosto de 2021, mais uma grande empresa se tornou vítima de ransomware, um tipo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *