Home / Artigo / O que você deve saber sobre DevOps! Só para começar…

O que você deve saber sobre DevOps! Só para começar…

Por Sonia Garcia

DevOps conquistou o mundo da TI nos últimos anos, transformando a maneira como as organizações desenvolvem, implantam, monitoram e mantêm aplicativos. DevOps evoluiu, rapidamente, da atuação de nicho, para o que podemos chamar de esforço em empresas de todos os tamanhos para incorporar ferramentas e princípios de DevOps.

Existem muitas definições sobre o que é DevOps. Talvez seja sobre a entrega contínua ou sobre a velocidade e a qualidade de liberação e implantação, entre outras. O mais importante, porém, é como você vai definir DevOps para o seu negócio, e a sua explicação deve ser clara e consistente.

A ideia por trás do DevOps é, naturalmente, fundir o desenvolvimento e as operações, evoluindo para além de um conceito estritamente de TI.

DevOps envolve software, aplicativos e entrega de serviços baseados em tecnologia, que no mundo digital atual é de responsabilidade de todos na empresa – não apenas da TI. Até um projeto, estritamente baseado em TI, atinge outras equipes e departamentos – como RH ou Financeiro.

E existem dados sobre como o valor de DevOps pode ser quantificado, comparando-se os ganhos das organizações que adotaram DevOps de maneira efetiva com relação às mais tradicionais que ainda fizeram essa jornada. Conforme o relatório de 2015 do DevOps, observa-se:

  • Implantação de software com frequência 30 vezes maior
  • 60 vezes menos falhas
  • Recuperação de falhas 168 vezes mais rápida

Mesmo assim, existem desafios. O seu CIO provavelmente vai questionar: “Por que DevOps? Que problemas estamos tentando resolver?”. Sua resposta deve ser convincente o suficiente para que ele compre essa ideia.

Aqui vão algumas dicas importantes:

  • Concentre-se nos resultados mais do que nos métodos. DevOps não diz respeito, simplesmente, à velocidade de implantação – trata do atendimento às crescentes expectativas dos clientes.
  • DevOps não é apenas entrega contínua – diz respeito à agilidade no desenvolvimento e remoção de obstáculos para uma implantação mais eficiente.
  • Utilize exemplos concretos de como o DevOps pode melhorar os serviços e aumentar a satisfação do usuário.

Seu CIO deve estar ciente de que DevOps é um elemento essencial da transformação digital. Isso porque um dos fundamentos da transformação digital é o uso de aplicativos para criar constantemente canais, tanto para envolver os clientes quanto para manter a produtividade dos profissionais e colaboradores.

E é importante salientar que DevOps não representa apenas novas ferramentas e automação, apesar de ser um dos seus aspectos relevantes. DevOps tem a ver com mudança de cultura da TI, que afeta a transição para um modelo operacional mais ágil, com ferramentas certas e os processos de realinhamento para essa nova forma de trabalho.

Isso porque estruturas e processos corporativos tradicionais inibem a colaboração eficiente e impedem a produtividade. A cultura de DevOps diz respeito à quebra de barreiras e à melhora da comunicação entre as equipes, permitindo que os funcionários tenham o poder de fazer as coisas mais rapidamente e com mais eficiência.

Sonia Garcia

Coordenadora da pós-graduação Gestão Ágil de Negócios e TI – DARYUS Educação e Faculdade Impacta
Consultora e Instrutora em Governança e Gerenciamento de Serviços de TI
Mestre em Administração, ITIL Expert

Sobre DARYUS

Confira tambem

GRC 2020: você está enxergando? DEV-SEC_GOV_OPS

Venho estudando Marketing Digital, Growht Hacking, Neurociência, Blockchain, IA, RPA faz alguns anos (tudo fora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *