Home / Eventos / Maratona Cyber Defense discutiu atual cenário de ciberameaças

Maratona Cyber Defense discutiu atual cenário de ciberameaças

Missão concluída! Chegou ao fim a 1ª Maratona Cyber Defense, um evento com aulas gratuitas com exemplos práticos sobre o atual cenário de ciberameaças. O evento aconteceu de 22 a 25 de março, sempre das 19h às 21h, e foi transmitido ao vivo pelo canal do Grupo Daryus no Youtube: o DARYUS Talks.

O conteúdo foi desenvolvido para os players que se interessam pela área de cibersegurança e teve como objetivo apresentar exemplos práticos sobre o cenário atual de ciberameaças: cibercriminosos, hacktivistas, concorrentes, estados adversários e mais, ligando acontecimentos atuais a demonstrações práticas ao vivo, além de entregar um conteúdo extra com dicas de filmes, livros e webinars relacionados para conscientizar e ensinar os principais fundamentos da defesa e ataque.

As aulas foram ministradas pelos especialistas Eduardo Santos, professor mestre da pós-graduação de Cyber Security no IDESP e Senior Application Security Engineer no PicPay e Cristian Souza, consultor de Cyber Security na DARYUS Consultoria e Instrutor no IDESP, além de contar com a intermediação do especialista Cláudio Dodt,

Foram mais de 8 horas AO VIVO de conteúdo dividido entre os 4 dias:

  • 22 de março: Conceitos básicos e contexto atual de ciberameaças;
  • 23 de março: Técnicas e ferramentas para coleta de informações;
  • 24 de março: Entendendo técnicas de invasão;
  • 25 de março: Técnicas e soluções para se manter à frente de ciberameaças.

Dia 1 – Conceitos básicos e contexto atual de ciberameaças

Os especialistas Cristian e Eduardo falaram sobre os conceitos básicos de cibersegurança, contextualizando com o cenário atual, sobre Segurança da Informação x Cibersegurança, assunto que ainda causa muita dúvida nas pessoas, sobre a Tríade CID, a tríade que rege a Segurança da Informação, além de vetores de ataques, principais ataques em aplicações web e em sistemas operacionais.

Dia 2 – Técnicas e ferramentas para coleta de informações

O segundo dia de maratona foi para falar sobre técnicas de reconhecimento. Temas como OSINT e Google Hacking foram abordados, além de ferramentas utilizadas como Shodan, Censys, Maltego, Pulsedive e Recon-ng, mostrando seu conceito e como utilizá-las.

Dia 3 – Entendendo técnicas de invasão

No dia 3, os especialistas abordaram as técnicas de invasão mais usadas pelos hackers. Falaram sobre o OWASP TOP10, ataques a aplicações web, mostraram como utilizar o Metasploit Framework em ataques reais, além de mostrarem como cobrir os rastros e como fazer engenharia social.

Dia 4 – Técnicas e soluções para se manter à frente de ciberameaças

O último dia foi reservado para técnicas defensivas. Na parte de desenvolvimento, os especialistas falaram sobre o conceito e utilização de firewalls como iptables e ModSecurity, sobre o OWASP TOP10 controles proativos, boas práticas de codificação, tema importante tanto para profissionais de segurança, como para desenvolvedores.

Na parte de sistemas, abordaram assuntos como hardening, ou seja, como fortificar os sistemas, falaram sobre o conceito e utilização da ferramenta PortSentry, muito interessante para barrar ataques, além de DevOps e DevSecOps e Segurança e Privacidade por Design.

Além de todo o conteúdo, os participantes ainda ganharam diversos prêmios exclusivos, com a campanha de indicação. Os prêmios foram disponibilizados de acordo com a quantidade de indicações que efetuaram a inscrição no evento e são acumulativos, ou seja, o maior vencedor da campanha recebeu todos os prêmios disponíveis.

Os prêmios eram cupons de desconto nos treinamentos de Cyber Security e Segurança da Informação do IDESP, o Curso Ethical Hacking EAD totalmente gratuito, Webinar sobre Inteligência Cibernética, com Ana Moura, especialista em Forense Digital, Workshop de Inteligência Cibernética, com Thiago Bordini, especialista em Inteligência de Ameaças Cibernéticas, vouchers de 15% de desconto para qualquer exame oficial do EXIN, além de uma bolsa de estudos de 50% na Pós-graduação em Cyber Security ou Cyber Threat Intelligence ou Forense Digital e Investigação Cibernética para o campeão de indicações.

Completamos a missão da 1ª maratona Cyber Defense, mas calma, isso está longe de ser um game over. A segunda edição da maratona já está em desenvolvimento e deve chegar em breve. Shall we play other game?

Enquanto a segunda edição não chega, desbloqueamos uma fase bônus:

Você sabia que o Brasil possui um déficit de 441 mil profissionais de cibersegurança? Segundo o Valor Econômico, o Brasil possui o maior déficit de profissionais na área, entre os países estudados. Esse estudo mostra o quanto as empresas precisam e estão buscando por profissionais qualificados na área de cibersegurança. Player, esse profissional pode ser você!

Se você tem interesse pela área, mas ainda não sabe por onde começar, descubra agora realizando nossa Orientação Educacional! Nela, os melhores profissionais indicarão qual o melhor caminho para você trilhar uma carreira de sucesso.

E se você quer se qualificar ainda mais para agarrar essas oportunidades que estão te chamando, conheça nossas pós-graduações:

Cyber Security

Cyber Threat Intelligence

Forense Digital e Investigação Cibernética

 

E treinamentos:

OSINT – Inteligência Cibernética Em Fontes Abertas

Web Application Security

Pentest

Cyber & IT Security  Foundation

Sobre Nadia Guimarães

mm
Nadia Guimarães possui amplo conhecimento nas áreas de TI, Gestão empresarial, marketing e de pessoas, com mais de 25 anos de experiência. Em 2005, Nadia idealizou a unidade de negócios do Grupo Daryus, a Daryus Educação, que é especializada em cursos de pós-graduação nas áreas de Gestão, Tecnologia e Comunicação. Hoje, atua como Chief Operation Officer (COO) do Grupo. Com mestrado em TI pelo Centro Paula Souza, a profissional também é pós-graduada em Qualidade e Produção Empresarial: Logística e Gestão de Processos pelo Instituto de Pesquisas Nucleares da USP (IPEN) e em Consultoria para Pequenas e Médias Empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.