A ISO 31.000 é voltada para a gestão de riscos. Aliás, é a primeira ISO com foco amplo, pois a maioria tem foco específico, como qualidade, segurança ambiental, etc. Como acontece com todas as normatizações internacionais, funciona como um robusto guia de boas práticas e condutas adequadas. Por abordar um tema de extrema necessidade para a sobrevivência do negócio mesmo em condições adversas, é uma norma imprescindível para qualquer segmento e tamanho de empresa.
Sempre reforço em minhas aulas, palestras e conversas que gestão de riscos é inerente a qualquer tipo de negócio. A lógica é simples: todo negócio tem riscos, portanto todo negócio precisa gerenciá-los. E mais, além de obviamente minimizar riscos e seus impactos, a gestão também expande sua atuação para um viés de benefícios. Ao analisar o negócio em profundidade, também surgem no diagnóstico oportunidades. Logo, o estudo de variáveis e interferências de uma empresa conduz processos múltiplos e otimizados.
Em contrapartida, uma empresa que ignora a gestão de riscos expõem-se à intempéries diversas. Há também as questões legais desta omissão. Como é sabido, a lei pune imprudência, imperícia e negligência. Logo, os riscos assumidos podem ser extremamente comprometedores. Há casos que mostram que a sobrevivência em situações de crises e desastres é mais viável para empresas que atentam-se à gestão de riscos. Ainda cabe uma ressalva sobre a importância da manutenção desta gestão, visto que pausas no processo podem dar margem a uma exposição situacional.
Como funcionam as certificações da ISO 31.000?
Primeiramente, é ideal frisar que não é possível para uma empresa adquirir a certificação ISO 31.000. Diferente de outras normatizações, esta certificação não é aplicável à empresa. Por outro lado, ela é viável para profissionais e altamente recomendada para quem deseja atuar na área de gestão de riscos. Como as diretrizes da ISO são completas e bem vistas pelo mercado, a contratação de profissionais certificados é do interesse de empresas em busca de uma gestão parametrizada e eficiente.
Quais as vantagens para o profissional certificado na ISO 31.000?
Visão holística é uma das principais vantagens para quem se especializa na área. Como a ISO é abrangente, o profissional desenvolve um olhar extensivo e conhecimentos completos. Outros pontos bastante visados por quem opta pela certificação são o interesse crescente dos contratantes e o upgrade na carreira, já que o potencial de atuação e a expectativa de melhores condições são ampliados pelo crescimento global da área.