Home / Artigo / Inteligência de ameaças cibernéticas: torne-se um especialista
Inteligência de ameaças cibernéticas torne-se um especialista

Inteligência de ameaças cibernéticas: torne-se um especialista

As ameaças cibernéticas são uma preocupação constante, não é à toa que esse termo tornou-se popular no setor da segurança, pois são uma ameaça contra a integridade dos dados, manipulando e destruindo sistemas com potencial para danificar organizações, roubar dados sensíveis dos funcionários e clientes e vazar informações confidenciais.

Torna-se, portanto, um desafio para as empresas preservar a segurança da corporação, além de manter uma atualização constante dos softwares e dos seus profissionais, a fim de melhorar na detecção e defesa das ameaças.

Você sabe quais são os tipos de ameaças cibernéticas? 

  • Malware: um software mal-intencionado, é apresentado de várias formas e pode causar sérios danos a um computador ou a uma rede corporativa;
  • Spam: mensagens não solicitadas na sua caixa de entrada de e-mail;
  • Phishing: podem se disfarçar de várias formas, seja como banco ou um serviço da Web comum e com um único clique ter acesso a informações confidenciais ou privadas;

8 Dicas para não ser alvo de Phishing em tempos de pandemia

  • Botnet: rede de computadores que foram sequestrados ou comprometidos, dando aos hackers a capacidade de controlar computadores infectados ou dispositivos móveis remotamente;
  • Ransomware: um tipo de software malicioso que restringe o acesso ao sistema infectado, tornando os dados de armazenamento inacessíveis, geralmente usando criptografia e que exige um resgate em criptomoedas (bitcoins) para que o acesso possa ser restabelecido. Caso não seja feito, os arquivos podem ser perdidos e até mesmo publicados.

Esses são os TOP 5 de crimes cibernéticos que existem e o que acontece durante um ciberataque.

Navegue de forma segura na internet. Confira o infográfico com 10 dicas proteger você e seu negócio na era digital, pelo especialista em CyberSecurity Ricardo Tavares, prof. Coordenador da pós-graduação de Cyber Security no IDESP

Com o crescimento do home office, especialmente no ano de 2020 por causa da pandemia do Covid-19, fez com que o interesse dos cibercriminosos aumentassem, atualmente é possível encontrar um número significativo de aplicações e servidores publicados na internet e configurados de forma incorreta, o que facilita os ciber ataques.

Por causa disso, houve um crescimento durante os últimos anos pela busca de profissionais de segurança e inteligência cibernética na América Latina que atuem em defender a organização de tais ataques.

Pensando nisso que o Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP) está lançando a primeira pós-graduação em Cyber Threat Intelligence no Brasil, que visa suprir a demanda do mercado de trabalho.

O curso que antes era restrito apenas aos policiais e às forças armadas, tem como objetivo preparar os alunos para o mercado de trabalho e fornecer o entendimento aprofundado sobre os ataques cibernéticos para proteger as empresas.

A pós será ideal para profissionais de empresas privadas e públicas que já atuam ou desejam trabalhar na área. O foco do curso é ensinar o mindset de inteligência cibernética. Nele você vai aprender:

  • Introdução a Inteligência de Ameaças Cibernéticas;
  • Estratégias de Inteligência de Ameaças Cibernéticas;
  • Operação Tática: Coleta, Processamento e Análise dos Dados;
  • Estudo de Caso prático de Cyber Threat Intelligence.

Assista ao webinar Inteligência Cibernética: como desenvolver uma estratégia de defesa.

Com Thiago Bordini, especialista em Inteligência Cibernética e prof. Coordenador da pós de Cyber Threat Intelligence.

Os interessados na pós-graduação em Cyber Threat Intelligence terão carga horária de 180 horas. As aulas serão online e com transmissões ao vivo. Para a primeira turma, o IDESP está oferecendo uma condição especial do valor total.

Sobre Thiago Bordini

mm
Especialista em Inteligência Cibernética com mais de 20 anos de experiência em análise e prevenção de ameaças e fraudes cibernéticas e disseminação de conteúdo educativo sobre o assunto para profissionais e empresas. Coordenador e professor da pós em Cyber Threat Intelligence no Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP). MBA em Gestão Estratégica de TI e Segurança da Informação.

Confira tambem

Como gerenciar a segurança da informação usando a ISO 27001

Como gerenciar a segurança da informação com a ISO 27001?

Você deve estar se perguntando sobre o que é a norma ISO 27001, e em algum momento provavelmente já …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *