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Gestão em TI: conceitos e aplicação

Contexto corporativo da Gestão em Serviços de TI.

A Gestão em Serviços de TI é uma das disciplinas da Governança de Tecnologia da Informação. Atenção à TI neste cenário, pois pode existir confusão com a Governança Corporativa. Como definido pelo IBGC, “Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle.” Já a Governança de TI envolve direção e controle do uso de TI para assegurar recursos, suporte processual e alinhamento estratégico, sempre com atenção à gestão de riscos.

Conceitos e fundamentos da Gestão em Serviços de TI.

Com apoio no framework ITIL® (Information Technology Infrastructure Library – base para gerenciamento de serviços de TI usada globalmente), os conceitos e fundamentos da Gestão envolvem instruções, guias, ferramentas, técnicas e outros direcionamentos que suportam a implantação, manutenção, gerenciamento e controle de condições de TI. A abordagem da DARYUS Educação sobre o tema, além de obviamente seguir a última versão do framework ITIL®, explora uma visão geral dos processos, casos práticos e, em alguns módulos, conhecimentos aprofundados.

O aprendizado de processos e ciclos de vida têm atenção aos objetivos, papéis, atividades e responsabilidades de cada universo, sempre em alinhamento com as determinações dos principais órgãos de certificação internacional.

Aplicação à continuidade de serviços.

Gerenciar a continuidade de serviços é premissa básica para toda e qualquer organização. O controle de itens como capacidade, demanda e disponibilidade afetam diretamente os processos do negócio. Para tal, conhecimentos em planejamento, proteção e otimização da área de Gestão em Serviços de TI são indispensáveis. Os treinamentos e certificações voltadas às necessidades da continuidade de serviços preparam profissionais para um papel corporativo fundamental. Sendo assim, investir neste aprendizado é objetivar a melhoria da prestação de serviços como um todo.

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Sobre Jeferson D'Addario - CBCP, MBCI, CRISC

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Consultor sênior há mais de vinte anos em TI, gestão de riscos e continuidade de negócios, ganhador do prêmio SECMASTER 2006 na categoria “Melhor Contribuição para o Desenvolvimento de Mercado”. Possui mais de 35 projetos de Continuidade de Negócios para empresas líderes no Brasil e Exterior nos últimos dez anos. Certificado como CBCP pelo DRII-USA, MBCI pelo BCI-UK, CRISC pela ISACA, ISO 27001 lead auditor (BSI). Formação em Economia e TI. Foi o responsável por trazer e desenvolver os primeiros cursos de continuidade de negócios oficiais do DRII – Disaster Recovery Institute International para o Brasil em 2005. Desde 2010 é instrutor oficial do DRII e representante executivo para o Brasil. É Membro da ISACA-SP, sendo colaborador na tradução do COBIT 4.1. Possui ampla experiência em Gestão de TIC (ITIL e ISO 20.000) e Govenança de TIC (COBIT, ISO 38500), tendo sido gerente e diretor de TI em empresas nacionais, e participado de projetos de implementação e certificação. Criador, coordenador e professor da Pós-graduação em GTSI - Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação, curso DARYUS aplicado na Faculdade Impacta Tecnologia (FIT) – SP/SP, desde 2003, atualmente na turma 15. É sócio-diretor e fundador da DARYUS Consultoria e Treinamento, e atualmente CEO do Grupo DARYUS. Possui ampla experiência em gestão empresarial de negócios, pessoas, educação, gestão de crises, comunicação empresarial, relacionamento executivo e gestão financeira, apoiando executivos de grandes empresas no Brasil em projetos de consultoria. Palestrante, articulista e colaborador em eventos nacionais e internacionais relacionados a GRC, TI, Continuidade e Gestão Empresarial. Foi reconhecido pela Infragard – Califórnia em 2010 pela contribuição na área de segurança da informação para o Brasil. Já lecionou anteriormente para IPEN – Instituto de Pesquisas Nucleares – USP – SP e Instituto Trevisan – SP.

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