Home / Artigo / FTK: o que é e quando usar?
FTK
FTK

FTK: o que é e quando usar?

A perícia digital é uma das vertentes mais importantes para a sociedade forense, e o FTK é um software essencial a esse uso. Em primeiro lugar, é preciso citar o nome todo e se trata do Forensic Toolkit, um programa muito útil.

O desenvolvimento ficou a cargo da AccessData e é possível afirmar que a ferramenta é uma das mais utilizadas atualmente pelos peritos profissionais e agências governamentais. Bem como, os recursos e funcionalidades são simples e objetivos, mas conciso e facilita muito a vida do perito forense digital.

A ideia central desse texto é mostrar o FTK e sob duas perspectivas: 1) o que é; 2) Quando usar. Sendo assim, é chegada a hora e o momento de ter acesso as informações, pois o Forensinc Toolkit é uma excelente alternativa.

O que é o FTK?

O FTK, abreviação de Forensic Toolkit, é um software para computação, englobando a ala forense e foi criada pela AcessData. Ao mesmo tempo, esse é um programa líder mundial nesse tipo de abordagem e é usado no mundo todo por peritos profissionais e agências de governos.

A função do programa é muito simples: varrer todo o conteúdo o disco rígido e buscar por informações definidas pelo perito, cruciais à elucidação da análise forense. Da mesma forma, é necessário citar alguns desses dados e a seguir confira as mais relevantes que podem ser feitas pelo software:

  • Permite ao perito visualizar as informações armazenadas e ocultadas no disco do suspeito;
  • Buscar os e-mails que tenham sido enviados, recebidos e até mesmo excluídos;
  • Realizar a busca em disco por palavras chaves, por exemplo;

Certamente que o programa não para apenas nisso e o conjunto de ferramentas é mais amplo. Afinal, contém um programa de imagem de disco e tem o nome de FTK, podendo ser considerado sucinto e muito assertivo.

FTK
FTK

Quando utilizar o Forensinc Toolkit?

A princípio, o programa pode ser utilizado para a busca de arquivos e e-mails que tenham sido apagados, por exemplo. O disco pode ser analisado e a pesquisa pode ser feita por palavras chaves, conforme citado acima.

A utilização do FTK é indicada e pode ser feita no processo de investigação, sendo realizada uma pericia digital. Do mesmo modo, tem total condição de melhorar as ações e os cuidados em relação ao que foi analisado.

O programa ainda permite apontar as evidências e sempre no método científico, elaborando laudos e até relatórios. Posteriormente, basta explanar as conclusões sobre a investigação e enviar as partes envolvidas no processo.

O FTK é um dos melhores programas e é simples de ser utilizado, porém é muito efetivo e facilita a vida da perícia forense digital. Enfim, a utilização é indicada e ajuda o perito a ter eficiência na elucidação do crime virtual realizado.

Leia também: Onde trabalhar com Perícia Digital?

Sobre Conteúdo Daryus

Confira tambem

serviço de perícia digital

Como montar um serviço de perícia digital em 10 passos

Aprenda a montar o serviço de perícia digital. A perícia digital é a chamada profissão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *