Culturalmente, os brasileiros não têm o hábito de se planejar para emergências, crises ou desastres. Esta característica também é percebida no comportamento de muitas empresas. Preparar o negócio para situações inesperadas e, principalmente, desfavoráveis é ignorado em diversas corporações. Mesmo sendo óbvia a necessidade de um Plano de Continuidade de Negócios, por vezes, ele é inexistente.
Um dos princípios básicos do Plano de Continuidade de Negócios é a consciência de que fatores externos e internos podem provocar impactos. A qualquer momento e por inúmeros gatilhos, tudo pode mudar. Por mais evidentes que sejam estas afirmações, em alguns ambientes ainda existe relutância sobre a importância desta preparação e também dúvidas em como se preparar. Isto mostra que ainda há uma lacuna no mercado por profissionais que entendam esta disciplina e suas aplicações. Por isso, há espaço para quem está disposto a levantar esta bandeira e transformá-la em diretriz do negócio, protegendo investidores, acionistas e clientes.
Como representante exclusiva do DRII (Disaster Recovery Institute International) no Brasil desde 2005, a DARYUS Educação possui expertise ímpar nesta área. Há mais de 10 anos, quando trouxemos o conceito para o País, a resistência era ainda maior. Atualmente, muitas empresas atualizadas e focadas na continuidade de seus negócios já assimilaram esta posição e compartilham da visão DARYUS de que o caminho da preparação da empresa para desastres passa impreterivelmente pela educação. Sendo assim, a necessidade de capacitação da equipe para a configuração do planejamento e implementação ágil das orientações é contundente. Executivos e gestores são os principais focos.
Aspectos práticos do Plano de Continuidade de Negócios.
Identificar quais processos são mais impactantes para o negócio, por quanto tempo estes podem ser interrompidos, rotas alternativas, quanto tempo a empresa suporta operar com processos em contingência, quais tecnologias precisam estar disponíveis e muitos outros fatores são considerados para a Continuidade de Negócios. Portanto, na prática, um diagnóstico em profundidade dos processos, pessoas e tecnologias da empresa direciona a criação de uma estratégia para evitar, contornar e/ou solucionar situações de crise e desastres com o comprometimento mínimo das operações e rotinas da empresa. Há também atenção às repercussões dos acontecimentos na imagem do negócio, perdas por ataques cibernéticos e indisponibilidade por ameaças tecnológicas.
Diferente da atitude apenas responsiva tão comum ao brasileiro, por essência, gerenciar riscos é estar preparado. Logo, ter Plano de Continuidade de Negócios é fundamental. Ter consciência corporativa e equipe especializada são passos elementares para que a empresa esteja preparada e usufrua das vantagens na gestão estratégica.
_____________________________________________________________________________________
A DARYUS oferece diversos cursos para a capacitação de profissionais na área de Continuidade de Negócios.
CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS, SAIBA MAIS