Home / Artigo / Continuidade de Negócios / Continuidade de Negócios: como planejar e aplicar?

Continuidade de Negócios: como planejar e aplicar?

Entenda a importância do Plano de Continuidade de Negócios e suas aplicações.

Culturalmente, os brasileiros não têm o hábito de se planejar para emergências, crises ou desastres. Esta característica também é percebida no comportamento de muitas empresas. Preparar o negócio para situações inesperadas e, principalmente, desfavoráveis é ignorado em diversas corporações. Mesmo sendo óbvia a necessidade de um Plano de Continuidade de Negócios, por vezes, ele é inexistente.

Um dos princípios básicos do Plano de Continuidade de Negócios é a consciência de que fatores externos e internos podem provocar impactos. A qualquer momento e por inúmeros gatilhos, tudo pode mudar. Por mais evidentes que sejam estas afirmações, em alguns ambientes ainda existe relutância sobre a importância desta preparação e também dúvidas em como se preparar. Isto mostra que ainda há uma lacuna no mercado por profissionais que entendam esta disciplina e suas aplicações. Por isso, há espaço para quem está disposto a levantar esta bandeira e transformá-la em diretriz do negócio, protegendo investidores, acionistas e clientes.

Como representante exclusiva do DRII (Disaster Recovery Institute International) no Brasil desde 2005, a DARYUS Educação possui expertise ímpar nesta área. Há mais de 10 anos, quando trouxemos o conceito para o País, a resistência era ainda maior. Atualmente, muitas empresas atualizadas e focadas na continuidade de seus negócios já assimilaram esta posição e compartilham da visão DARYUS de que o caminho da preparação da empresa para desastres passa impreterivelmente pela educação. Sendo assim, a necessidade de capacitação da equipe para a configuração do planejamento e implementação ágil das orientações é contundente. Executivos e gestores são os principais focos.

Aspectos práticos do Plano de Continuidade de Negócios.

Identificar quais processos são mais impactantes para o negócio, por quanto tempo estes podem ser interrompidos, rotas alternativas, quanto tempo a empresa suporta operar com processos em contingência, quais tecnologias precisam estar disponíveis e muitos outros fatores são considerados para a Continuidade de Negócios. Portanto, na prática, um diagnóstico em profundidade dos processos, pessoas e tecnologias da empresa direciona a criação de uma estratégia  para  evitar, contornar e/ou solucionar situações de crise e desastres com o comprometimento mínimo das operações e rotinas da empresa. Há também atenção às repercussões dos acontecimentos na imagem do negócio, perdas por ataques cibernéticos e indisponibilidade por ameaças tecnológicas.

Diferente da atitude apenas responsiva tão comum ao brasileiro, por essência, gerenciar riscos é estar preparado. Logo, ter Plano de Continuidade de Negócios é fundamental. Ter consciência corporativa e equipe especializada são passos elementares para que a empresa esteja preparada e usufrua das vantagens na gestão estratégica.

_____________________________________________________________________________________

A DARYUS oferece diversos cursos para a capacitação de profissionais na área de Continuidade de Negócios.
CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS, SAIBA MAIS

Sobre Jeferson D'Addario - CBCP, MBCI, CRISC

mm
Consultor sênior há mais de vinte anos em TI, gestão de riscos e continuidade de negócios, ganhador do prêmio SECMASTER 2006 na categoria “Melhor Contribuição para o Desenvolvimento de Mercado”. Possui mais de 35 projetos de Continuidade de Negócios para empresas líderes no Brasil e Exterior nos últimos dez anos. Certificado como CBCP pelo DRII-USA, MBCI pelo BCI-UK, CRISC pela ISACA, ISO 27001 lead auditor (BSI). Formação em Economia e TI. Foi o responsável por trazer e desenvolver os primeiros cursos de continuidade de negócios oficiais do DRII – Disaster Recovery Institute International para o Brasil em 2005. Desde 2010 é instrutor oficial do DRII e representante executivo para o Brasil. É Membro da ISACA-SP, sendo colaborador na tradução do COBIT 4.1. Possui ampla experiência em Gestão de TIC (ITIL e ISO 20.000) e Govenança de TIC (COBIT, ISO 38500), tendo sido gerente e diretor de TI em empresas nacionais, e participado de projetos de implementação e certificação. Criador, coordenador e professor da Pós-graduação em GTSI - Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação, curso DARYUS aplicado na Faculdade Impacta Tecnologia (FIT) – SP/SP, desde 2003, atualmente na turma 15. É sócio-diretor e fundador da DARYUS Consultoria e Treinamento, e atualmente CEO do Grupo DARYUS. Possui ampla experiência em gestão empresarial de negócios, pessoas, educação, gestão de crises, comunicação empresarial, relacionamento executivo e gestão financeira, apoiando executivos de grandes empresas no Brasil em projetos de consultoria. Palestrante, articulista e colaborador em eventos nacionais e internacionais relacionados a GRC, TI, Continuidade e Gestão Empresarial. Foi reconhecido pela Infragard – Califórnia em 2010 pela contribuição na área de segurança da informação para o Brasil. Já lecionou anteriormente para IPEN – Instituto de Pesquisas Nucleares – USP – SP e Instituto Trevisan – SP.

Confira tambem

1° Encontro das Mulheres em Continuidade de Negócios na América Latina promovido pelo Disaster Recovery Institute International Foundation

Encontro propôs a união das profissionais em busca de maior representatividade no mercado e igualdade. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *