Home / Artigo / Computação forense: O que é e como funciona?
Computação forense
Young computer developer working with computers late at night, coding and hacking concept

Computação forense: O que é e como funciona?

A computação forense tem como objetivo investigar e ajudar a solucionar crimes, através da coleta de informações digitais dos dispositivos. Como por exemplo, computadores, notebooks, tablets, entre outros.

E com o crescimento avançado da tecnologia, isso tem se tornado cada vez mais comum. E assim, essa é uma área que está em constante desenvolvimento, e também se tornado essencial nas investigações.

Porém, a computação forense não está relacionada apenas a crimes digitais, mas também é muito eficaz na busca de provas e evidencias para solução de vários crimes que fazem parte do nosso cotidiano.

Portanto o seu principal objetivo é identificar qualquer ato ilegal ligado as áreas de informática, identificando e manipulando evidências que possam ser usadas como provas consistentes de um crime.

Como funciona a computação forense

Os especialistas dessa área rastreiam e analisam todo tipo de informação coletada a partir de qualquer dispositivo que possa conter informações que sejam valiosas para o caso. Entretanto, eles possuem habilidades de encontrar rastros maliciosos, mesmo que sutis.

Também atuam em processos de fraudes digitais, como clonagem de cartões e roubo de dados pessoais, etc. Mas, através de aptidões e métodos específicos conseguem identificar e preservar provas para solucionar esse tipo de crime. Porém, como citamos acima, não se designa apenas a isso.

Pois através de rastreamento de mensagens, recuperação de dados deletados, identificação de IP, entre tantas outras ações, isso tem se tornado fundamental para solucionar vários crimes em toda a parte.

E ainda, especialistas na computação forense, conseguem identificar adulteração de dados para tentar apagar vestígios que liguem os fatos. Como por exemplo, alteração de data e hora em câmeras de segurança. E também documentos digitais que sejam fraudados.

Porém, tudo isso é feito por peritos que são experientes e qualificados em detectar fraudes, rastrear informações. E assim, encontrar evidencias que estejam ocultas a pessoas comuns. Portanto, esse é um trabalho que tem se tornado cada vez mais importante na nossa sociedade.

Computação forense
Computação forense na Daryus

Sua real importância para o mundo

Vivemos em uma era de grande avanço tecnológico, e com isso também estamos nos tornando mais expostos a fraudes digitais e a tentativas de tirar vantagem por meios ilícitos. Pois, as possibilidades tem se tornado cada vez maiores.

Porém, graças ao desenvolvimento de áreas como a computação forense e os seus profissionais qualificados, também tem se tornado possível construir e desenvolver novos métodos para detectar esse tipo de coisa.

Embora saibamos que somos ameaçados constantemente, e que o perigo é real. Ainda assim, saber que existe profissionais atuando o tempo todo, inovando e se aperfeiçoando nessa área, nos mostra que existe um equilíbrio, e que não estamos à mercê de tudo isso.

No entanto, não é difícil imaginar que a necessidade de profissionais atuando nesta área cresce juntamente com o avanço da tecnologia.  Pois, as desvantagens trazidas por essa transição digital dos ilícitos eletrônicos têm se agravado constantemente.

Mas, mesmo sabendo que isso será um processo contínuo, é reconfortante saber que podemos contar com esse tipo de apoio e suporte.

Sobre Conteúdo Daryus

Confira tambem

Perícia Digital

Onde trabalhar com Perícia Digital?

Perícia Digital: a profissão moderna! A tecnologia não tem limite e já ultrapassou o ‘céu’, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *