Home / Artigo / Como ser um Auditor Líder na ISO 9001?

Como ser um Auditor Líder na ISO 9001?

Atribuições de Auditor Líder na ISO 9001.

Antes de entrar especificamente no que é necessário para ser um Auditor Líder na ISO 9001, é importante elucidar quais as atribuições deste profissional. Com foco no apoio e liderança da implementação de sistemas de gestão, ele atua no ajuste e implantação de processos que visam fomentar melhorias e gerir riscos. Aqui vale a ressalva de que estes sistemas não são softwares, são todos os processos pertinentes ao foco da iniciativa, que pode ser de gestão da qualidade, de segurança ou de continuidade de negócios.

Uma empresa pode ter inúmeros sistemas simultâneos, algo parecido com o corpo humano, que tem sistemas com funcionamentos independentes (digestivo, respiratório e outros), mas todos integrados. A ISO 9001 trata especialmente do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), que veremos melhor a seguir.

ISO 9001 – Sistema de Gestão de Qualidade.

ISO – International Organization for Standardization – é uma entidade de padronização e normatização. Logo, tem o propósito de promover e aprovar igualdade global de procedimentos e processos para qualidade total. A ISO 9001 é a norma que trata dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Os auditores líderes desta ISO precisam dominar habilidades técnicas de gestão de processos, além de terem competência no gerenciamento de equipes e programas de auditoria. Outros aspectos importantes são a comunicação e resolução de conflitos.

Atuação e importância corporativa de Auditor Líder na ISO 9001.

Para atuar na área, o profissional precisa ser certificado na ISO 9001. A DARYUS Educação oferece esta certificação em parceria com o PECB. Então, uma vez certificado, o especialista tem três esferas de ação: colaborador, consultor ou auditor. O primeiro é um profissional interno da empresa e responsável pela implementação e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade. O segundo, como o próprio termo indica, é alguém que presta serviços às empresas nesta função. Já o auditor é quem avalia e aprova se determinada organização cumpre os critérios, certificando-a na ISO em questão.

Para as empresas, a certificação em Sistemas de Gestão da Qualidade gera confiança, pois comprova a capacidade de evitar e/ou minimizar riscos para clientes, investidores e acionistas. Enquanto para o profissional, o certificado na ISO 9001 abre um leque de possibilidades de trabalho, inclusive melhorias dentro da empresa para quem já está empregado. Em resumo, benefícios para ambos.

_________________________________________________________________________

Ficou interessado? Conheça o curso Auditor Líder ISO 9001 clicando abaixo.

CERTIFICAÇÃO AUDITOR LÍDER ISO 9001 AQUI

Sobre Jeferson D'Addario - CBCP, MBCI, CRISC

mm
Consultor sênior há mais de vinte anos em TI, gestão de riscos e continuidade de negócios, ganhador do prêmio SECMASTER 2006 na categoria “Melhor Contribuição para o Desenvolvimento de Mercado”. Possui mais de 35 projetos de Continuidade de Negócios para empresas líderes no Brasil e Exterior nos últimos dez anos. Certificado como CBCP pelo DRII-USA, MBCI pelo BCI-UK, CRISC pela ISACA, ISO 27001 lead auditor (BSI). Formação em Economia e TI. Foi o responsável por trazer e desenvolver os primeiros cursos de continuidade de negócios oficiais do DRII – Disaster Recovery Institute International para o Brasil em 2005. Desde 2010 é instrutor oficial do DRII e representante executivo para o Brasil. É Membro da ISACA-SP, sendo colaborador na tradução do COBIT 4.1. Possui ampla experiência em Gestão de TIC (ITIL e ISO 20.000) e Govenança de TIC (COBIT, ISO 38500), tendo sido gerente e diretor de TI em empresas nacionais, e participado de projetos de implementação e certificação. Criador, coordenador e professor da Pós-graduação em GTSI - Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação, curso DARYUS aplicado na Faculdade Impacta Tecnologia (FIT) – SP/SP, desde 2003, atualmente na turma 15. É sócio-diretor e fundador da DARYUS Consultoria e Treinamento, e atualmente CEO do Grupo DARYUS. Possui ampla experiência em gestão empresarial de negócios, pessoas, educação, gestão de crises, comunicação empresarial, relacionamento executivo e gestão financeira, apoiando executivos de grandes empresas no Brasil em projetos de consultoria. Palestrante, articulista e colaborador em eventos nacionais e internacionais relacionados a GRC, TI, Continuidade e Gestão Empresarial. Foi reconhecido pela Infragard – Califórnia em 2010 pela contribuição na área de segurança da informação para o Brasil. Já lecionou anteriormente para IPEN – Instituto de Pesquisas Nucleares – USP – SP e Instituto Trevisan – SP.

Confira tambem

Regulamento do Sorteio de 5 ingressos VIP’s para o CAMPUS SUMMIT EXECUTIVE

Participe do sorteio de 5 INGRESSOS VIP’s para o Campus Summit Executive, evento que ocorrerá …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *