Home / Artigo / Como montar um serviço de perícia digital em 10 passos
serviço de perícia digital
serviço de perícia digital

Como montar um serviço de perícia digital em 10 passos

Aprenda a montar o serviço de perícia digital. A perícia digital é a chamada profissão do futuro, isso porque ela tem como foco a realização de varreduras online com a finalidade de encontrar evidências em todos os tipos de mídias eletrônicas com o intuito de comprovar crimes digitais.

Nesse sentido, é válido ressaltar que os crimes digitais infelizmente são muito comuns no país. Além disso, as empresas estão começando a entender a importância do assunto, o que dá à profissão boas margens de crescimento nos próximos anos.

Mas como se tornar um especialista em perícia digital? Confira agora os 10 passos para começar a investir nesse negócio.

Passo 1 – Formação do serviço de perícia digital

Para se tornar um perito digital, a primeira coisa a se fazer é investir nessa formação. Lembrando, sobretudo, que o mercado encontra-se carente de profissionais nessa área, o que fomenta as chances de que você encontre emprego rapidamente.

Assim sendo, não há formação exigida nesse campo, mas é preciso buscar cursos que graduem com especialidade Forense Computacional.

Passo 2 – Registro da empresa

O registro da empresa de perícia digital deve ser feito por meio de um contador. Isso porque este profissional irá auxiliá-lo na forma jurídica adequada para o desenvolvimento de seu projeto.

Passo 3 – Estrutura

Não é preciso muito para começar a investir nesse ramo. Assim, você precisa arranjar um pequeno espaço para que possa acomodar os equipamentos necessários para o desenvolvimento do trabalho. Entre eles, estão um bom computador e uma impressora para imprimir os laudos e relatórios.

Passo 4 – Pessoal

A perícia digital é desenvolvida por pessoal qualificado. Nesse sentido, é importante ressaltar que você invista em pessoas que possuem formação tecnológica ou jurídica. Além disso, o ideal é que as mesmas tenham experiência no âmbito público e privado.

Passo 5 – Conhecimento

serviço de perícia digital
serviço de perícia digital

Para se ter sucesso na área, é de fundamental importância conhecer sobre a legislação jurídica brasileira e direito internacional. É também recomendável que você invista na aprendizagem de outras línguas, como o inglês e o espanhol.

Passo 6 – Contratação de sistemas informatizados

Os sistemas informatizados irão ajudar no trabalho da perícia digital. No mercado já existem bons sistemas, tais como FTK, EnCase, Avira UnErase, Business Report, Automatiza Financeiro, entre outros. Tais sistemas visão a organização do negócio de maneira otimizada e qualificada.

Passo 7 – Levantamento de custos no serviço de perícia digital

Para que você consiga prestar um bom serviço e obter bons lucros, é preciso realizar o levantamento de custos. Este diz respeito aos gastos que você terá para que o trabalho possa ser desenvolvido. Eles envolvem pessoal, ambiente físico, entre todos os gastos que sua empresa tenha.

Passo 8 – Investimento em mídias digitais para a divulgação do serviço

A divulgação do trabalho de perícia digital se dá principalmente através das mídias digitais, ou seja, do Marketing Digital. Por isso, é de fundamental importância investir em divulgações nesse meio.

Passo 9 –  Levantamento de pesquisas quantitativas e qualitativas para agregar valor na perícia digital

Para que se possa agregar valor na perícia digital, é preciso conhecer esse campo. E nada melhor do que realizar pesquisas na área para entender como o seu público-alvo se comporta a fim de apresentar um trabalho diferenciado nessa área.

Passo 10 – Participação de eventos

Para se inteirar mais sobre o que acontece nesse mercado, é importante participar de eventos nessa área. Atualmente, existem eventos como o Investigação Forense realizado pela Daryus, o AFD Summit e o InterForensics.

Entretanto existem muitos outros, bastando apenas pesquisar e buscar sempre participar deles.

Leia também: Perícia Forense Digital e a investigação de sistemas.

Sobre Conteúdo Daryus

Confira tambem

Computação forense

Computação forense: O que é e como funciona?

A computação forense tem como objetivo investigar e ajudar a solucionar crimes, através da coleta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *