Home / Artigo / Como lidar com a fraude digital?
fraude digital
fraude digital

Como lidar com a fraude digital?

Já ouviu falar em perícia forense digital? e em fraude? Hoje com o avanço da tecnologia, se tornou cada vez mais comum fazermos toda a nossa movimentação bancária via internet. Também compras online tem se tornado mais comuns na nossa rotina. Contudo, o risco de sermos vítimas de fraude digital também se tornou mais propenso.

E assim, muitas vezes nos sentimos inseguros para lidar com tudo isso. E tampouco, não sabemos o que fazer em situações como essa.

Logo, o intuito desse artigo, é mostrar algumas formas de tentar evitar passar por isso. E ainda, em como você pode proceder caso se sinta ameaçado ou vítima de fraude digital.

Como prevenir a fraude digital – A perícia forense digital

Com toda a facilidade que a internet nos proporciona, é importante que você possa saber fazer um bom uso dessa ferramenta. E assim, tomar certos cuidados que podem evitar esse tipo de contratempo. Então, segue algumas sugestões que certamente irão ajudar:

  • Pesquise sobre a empresa – Em caso de compra online, pesquise a idoneidade da empresa. Verifique o site, e veja se consta todos os dados principais.
  • Procure o contato da empresa – Se for uma empresa desconhecida, verifique informações de contato, como telefone, endereço.
  • Certificações digitais – Empresas sérias e responsáveis, tem a preocupação com o cliente. Nesse caso, verifique as certificações de segurança.
  • Procure saber sobre a reputação da empresa – Verifique o que as pessoas estão comentando a respeito da empresa. Como por exemplo, fazer uma busca em sites de reclamações ao consumidor.
  • Leia a política do site – Com certeza lá vão constar informações sobre como eles procedem em relação à segurança.
  • Use dispositivos seguros – É fundamental para fazer operações bancárias e compras com mais segurança, fazer uso de equipamentos seguros.
  • Desconfie de promoções exageradas – Quando se deparar com promoções que sejam muito mirabolantes, desconfie imediatamente.
  • Guarde todos os comprovantes – Sempre tenha uma cópia de todos os comprovantes de compra.
fraude digital
fraude digital

Como proceder diante a fraude digital

Em primeiro momento, caso perceba que foi vítima de fraude digital, entre em contato com a empresa. Pois, muitas vezes eles não têm ciência sobre o ocorrido, e podem já tomar as providencias cabíveis.

Porém, é aconselhável já fazer um contato com o banco, para fazer o bloquei do cartão utilizado. Pois assim, você já evita ter despesas desnecessárias, passando a responsabilidade para a operadora.

PROCON

Se a empresa responsável não se manifestar, entre em contato com o PROCON – Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. Entretanto, tenha em mãos todos os comprovantes que forem relacionados a empresa, para poder seguir a orientação que lhe será passada.

Além de haver diversos postos de atendimento, hoje é possível fazer a reclamação pela internet.

IDEC

Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor, esse outro órgão também pode ajudar em relação à problemas com comprar online. Entretanto, para que fazer uso dos serviços, é preciso se tornar associado.

Porém, basta fazer um registro pelo site, e já fica disponibilizado o acesso à plataforma.

Delegacias especializadas em crimes virtuais

Entretanto, caso a situação exigir outras medidas, é possível entrar em contato com delegacias especializadas em tratar assuntos de fraude digital. E assim, poderá registrar uma ocorrência, para que seja feito um processo de investigação.

Embora, que o melhor é não precisar passar experiências como essa, é importante saber lidar com a situação.

Leia também: A evolução do combate a fraudes cibernéticas e seus impactos em Compliance

Sobre Conteúdo Daryus

Confira tambem

Computação forense

Computação forense: O que é e como funciona?

A computação forense tem como objetivo investigar e ajudar a solucionar crimes, através da coleta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *