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Como fazer e mensurar o plano estratégico da TI

O que é Planejamento Estratégico de TI?  

O planejamento estratégico de TI é no pé da letra utilizar uma estratégia na utilização de serviços do setor de Tecnologia da Informação dentro de uma instituição. Diante disto, o planejamento estratégico de TI não se diferencia muito de outros tipos de planejamento como o de marketing, finanças, vendas e administrativos.  

Porém atualmente a criação de um planejamento para a área de TI é fundamental para uma boa utilização da tecnologia nos setores e nos serviços prestados pela organização. Caso ainda não saiba como realizar um planejamento estratégico completo de TI veja nosso artigo contando como este tipo de planejamento é criado. [inserir link do post] 

Aconselho que você leia o artigo primeiro antes de avançar mais neste conteúdo. 

A importância do planejamento estratégico de TI?  

Os benefícios do TI estratégico são os mesmo de um TI bem feito dentro de uma instituição, ou seja:  

  • Agilidade nos processos  
  • Redução de custos
  • Produtividade 
  • Gestão de inventário  

É claro que o setor de ti apresenta um grande papel nas empresas atualmente e sua importância está crescendo a cada dia. Então apenas imagine, se o setor de TI com uma boa gestão apresenta todas estas qualidades imagina um setor de TI com um planejamento estratégico.  

É visível que a empresa precisa tomar mais atenção e cuidado no setor de TI. Ainda mais em situações de crises como estamos vivendo atualmente. 

Soluções tecnológicas do planejamento de TI 

É então que entramos nas soluções que um TI estratégico estabelece dentro da empresa. Essas soluções não servem apenas para a crise atual do Coronavírus, mas sim para outras crises que podem futuramente virem a acontecer.  

1º Solução – Segurança dentro e fora da empresa 

Como dizemos toda a vez aqui na DARYUS a segurança dos dados da empresa e dos clientes é um dos fatores que precisamos mais estar preocupados em nossos processos e serviços. Com um TI estratégico a segurança é um objetivo geral em toda a empresa, na crise atual estamos vendo que muitas pessoas estão recebendo ataques de pessoas mal-intencionadas, como o Phishing. Não sabe o que é phishing e como evitar? Veja o artigo que apresentamos 8 dicas para não ser alvo de ataques de Phishing [inserir link do artigo]  

2º Solução – Comunicação transparente 

É estranho falar que um TI estratégico apresenta uma melhoria na comunicação da empresa, porém é verdade. Um bom planejamento estratégico de TI apresenta uma melhoria de como a empresa se comunica e é vista pelo seus stakeholders. 

3º Solução – Gestão de inventário  

Utilizando a crise atual como exemplo, a escolha do regime Home Office traz para a empresa um cuidado maior na área de inventário. Muitos funcionários precisam de uma máquina para trabalhar e é necessário monitorar os equipamentos realocados para os funcionários. Saber com quem está a máquina e quais são suas condições de segurança é essencial em momentos como estamos vivendo 

4º Solução – Quem você pode contar durante a crise 

Um fator muito bom para ser explorado por um TI estratégico é saber quem são seus fornecedores e clientes e saber com quem você pode contar durante a crise. Estabelecer uma relação de mão duplas é essencial durante crises e dar atenção aos seus stakeholders é crucial, mesmo que não seja uma venda direta. 

Como medir o seu TI? 

É importante saber como medir os resultados da sua TI e saber se você está alcançando ou então longe da sua meta e seus objetivos. Sabemos que muitas empresas e negócios tem dificuldade em decidir quais são os principais indicadores de TI, por conta disso iremos separar alguns indicadores para seu negócio.  

1) NPS de TI  

O Net Promoter Score é um indicador utilizado para medir a satisfação dos clientes. É uma ótima maneira de saber se o setor de TI é visto entre as áreas internas ou externas da empresa. 

2) Tempo médio de Atendimento  

Saber como o setor é capaz de cumprir as demandas é essencial. Mensurar o tempo médio do setor de TI demora para resolver um chamado é necessário para verificar a capacidade do setor. 

4) disponibilidade dos sistemas 

É necessário que todos os sistemas requerem o bom funcionamento e por conta disso é necessário medir o índice de disponibilidade.  

5) Tempo médio para reparo  

Assim como o tempo médio de atendimento que conta a duração do início e duração de um chamado é necessário analisar o tempo determinado de reparo que o setor utilizou.  

6) Retorno sobre o investimento  

O ROI é um indicador muito conhecido no mercado, e ele tem esse lugar por ser um indicador chave ou KPI. Com o ROI é possível ver todos os resultados, de maneira agregada, de um projeto ou serviço. 

Agora você pode planejar seu setor de TI. Fique à vontade para personalizar seu planejamento e estruturá-lo da melhor maneira para o seu negócio. 

Sobre Fábio Varrichio

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Especialista em Governança e Gestão de TI. Co-Founder de uma startup de tecnologia que tem ajudado empresas a alcançarem os melhores objetivos através da TI. Estrategista em TI, Gestão de Negócios e Startups, com mais de duas décadas de experiência em grandes empresas com projetos nacionais e internacionais. Possui especializações internacionais em Governança corporativa pela Babson College e Governança Financeira pela Columbia University nos EUA, MBA em Gestão de empresas e negócios e Pós-Graduação em Segurança da Informação no Brasi

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