Home / Artigo / COBIT 5: certificação fundamental para profissionais de TI.

COBIT 5: certificação fundamental para profissionais de TI.

Informação é um ativo importantíssimo, o que torna a busca por proteção extremamente relevante. Somado a isso, é visível que o mercado da tecnologia está em crescimento e que as últimas décadas foram transformadoras. Aliás, a expectativa é de que este movimento continue em ascensão. No universo de gestão, análise, transmissão e uso da informação, diferentes profissionais e estruturas se destacam. O foco hoje será o COBIT 5, acompanhe!

O que é o COBIT 5?

O COBIT 5 é um framework, uma estrutura de gestão e governança da tecnologia da informação. Nascido na escola de auditoria, traz uma forte base para auditores e diferencia com clareza governança e gestão de TI. Aplicável em diversos cenários, é um dos frameworks mais utilizados no mundo e extremamente recomendado para empresas com alta dependência tecnológica.

Globalmente aceito, é um modelo que conta com as melhores práticas e ferramentas analíticas para auxílio na organização e solução de problemas. Obviamente, sempre relacionados à governança e gestão da informação e da tecnologia.

Qual a importância da certificação COBIT 5?

Há alguns fatores que corroboram com a alta relevância do COBIT 5. Primeiramente, a graduação (formação tradicional) pode ser vista pelo mercado como insuficiente. Atenção! A discussão aqui não entra no mérito de qualidade do ensino superior ou das instituições, mas sim na grade de conteúdo. Empresas de tecnologia ou que possuem relações estreitas com a área demandam conhecimentos específicos. Logo, as certificações atendem a demanda por uma formação complementar e direcionada às necessidades singulares da área.

Outro ponto é a empregabilidade. Apesar do ceticismo ainda existente no Brasil, profissionais com certificações tem mais estabilidade e melhores condições. Como as empresas líderes exigem profissionais mais qualificados, aqueles que se dedicam aos estudos e certificações têm vantagens. Quanto maior o grau de qualificação, mais aquecido o mercado de tecnologia. Profissionais de TI e cibersegurança já são muito valorizados e com o adicional das certificações, são vistos com o benefício de dirimir riscos.  

Lidos os parágrafos acima, o entendimento de que COBIT 5 é imprescindível para profissionais de TI é evidente. Por não exigir comprovação de experiência, trata-se de uma certificação que depende de estudo e aprovação no exame. Ou seja, está na mão do profissional o avanço de sua carreira. Portanto, tenha em mente que investir em valorização é um dos primeiros passos para que o mercado reconheça seu valor profissional.

CERTIFIQUE-SE EM COBIT 5!

Sobre Jeferson D'Addario - CBCP, MBCI, CRISC

mm
Consultor sênior há mais de vinte anos em TI, gestão de riscos e continuidade de negócios, ganhador do prêmio SECMASTER 2006 na categoria “Melhor Contribuição para o Desenvolvimento de Mercado”. Possui mais de 35 projetos de Continuidade de Negócios para empresas líderes no Brasil e Exterior nos últimos dez anos. Certificado como CBCP pelo DRII-USA, MBCI pelo BCI-UK, CRISC pela ISACA, ISO 27001 lead auditor (BSI). Formação em Economia e TI. Foi o responsável por trazer e desenvolver os primeiros cursos de continuidade de negócios oficiais do DRII – Disaster Recovery Institute International para o Brasil em 2005. Desde 2010 é instrutor oficial do DRII e representante executivo para o Brasil. É Membro da ISACA-SP, sendo colaborador na tradução do COBIT 4.1. Possui ampla experiência em Gestão de TIC (ITIL e ISO 20.000) e Govenança de TIC (COBIT, ISO 38500), tendo sido gerente e diretor de TI em empresas nacionais, e participado de projetos de implementação e certificação. Criador, coordenador e professor da Pós-graduação em GTSI - Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação, curso DARYUS aplicado na Faculdade Impacta Tecnologia (FIT) – SP/SP, desde 2003, atualmente na turma 15. É sócio-diretor e fundador da DARYUS Consultoria e Treinamento, e atualmente CEO do Grupo DARYUS. Possui ampla experiência em gestão empresarial de negócios, pessoas, educação, gestão de crises, comunicação empresarial, relacionamento executivo e gestão financeira, apoiando executivos de grandes empresas no Brasil em projetos de consultoria. Palestrante, articulista e colaborador em eventos nacionais e internacionais relacionados a GRC, TI, Continuidade e Gestão Empresarial. Foi reconhecido pela Infragard – Califórnia em 2010 pela contribuição na área de segurança da informação para o Brasil. Já lecionou anteriormente para IPEN – Instituto de Pesquisas Nucleares – USP – SP e Instituto Trevisan – SP.

Confira tambem

Ransomware: entenda a ciberameaça que paralisou o maior grupo varejista do Brasil

Ransomware: entenda a ciberameaça que paralisou o maior grupo varejista do Brasil

Em agosto de 2021, mais uma grande empresa se tornou vítima de ransomware, um tipo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *