Informação é um ativo importantíssimo, o que torna a busca por proteção extremamente relevante. Somado a isso, é visível que o mercado da tecnologia está em crescimento e que as últimas décadas foram transformadoras. Aliás, a expectativa é de que este movimento continue em ascensão. No universo de gestão, análise, transmissão e uso da informação, diferentes profissionais e estruturas se destacam. O foco hoje será o COBIT 5, acompanhe!
O que é o COBIT 5?
O COBIT 5 é um framework, uma estrutura de gestão e governança da tecnologia da informação. Nascido na escola de auditoria, traz uma forte base para auditores e diferencia com clareza governança e gestão de TI. Aplicável em diversos cenários, é um dos frameworks mais utilizados no mundo e extremamente recomendado para empresas com alta dependência tecnológica.
Globalmente aceito, é um modelo que conta com as melhores práticas e ferramentas analíticas para auxílio na organização e solução de problemas. Obviamente, sempre relacionados à governança e gestão da informação e da tecnologia.
Qual a importância da certificação COBIT 5?
Há alguns fatores que corroboram com a alta relevância do COBIT 5. Primeiramente, a graduação (formação tradicional) pode ser vista pelo mercado como insuficiente. Atenção! A discussão aqui não entra no mérito de qualidade do ensino superior ou das instituições, mas sim na grade de conteúdo. Empresas de tecnologia ou que possuem relações estreitas com a área demandam conhecimentos específicos. Logo, as certificações atendem a demanda por uma formação complementar e direcionada às necessidades singulares da área.
Outro ponto é a empregabilidade. Apesar do ceticismo ainda existente no Brasil, profissionais com certificações tem mais estabilidade e melhores condições. Como as empresas líderes exigem profissionais mais qualificados, aqueles que se dedicam aos estudos e certificações têm vantagens. Quanto maior o grau de qualificação, mais aquecido o mercado de tecnologia. Profissionais de TI e cibersegurança já são muito valorizados e com o adicional das certificações, são vistos com o benefício de dirimir riscos.
Lidos os parágrafos acima, o entendimento de que COBIT 5 é imprescindível para profissionais de TI é evidente. Por não exigir comprovação de experiência, trata-se de uma certificação que depende de estudo e aprovação no exame. Ou seja, está na mão do profissional o avanço de sua carreira. Portanto, tenha em mente que investir em valorização é um dos primeiros passos para que o mercado reconheça seu valor profissional.