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Como aumentar o seu salário em tempos de crise

10 dicas essenciais para aumentar o seu salário em tempos de crise

Quem não deseja um salário mais atrativo, interessante e satisfatório? Ganhar um aumento ou conseguir um novo emprego com uma remuneração maior é a vontade de muitos funcionários, mas em meio à crise essa realidade pode acabar sendo distante. Mas, como fica o salário em tempos de crise?

O que fazer então para ter uma melhor performance e destaque profissional com maiores chances de promoção e de empregabilidade? Essa tem sido umas das maiores indagações dos profissionais nesses últimos meses.

Infelizmente o desemprego é cada vez maior, e os novos dados não são animadores: segundo o IBGE, as taxas têm aumentado desde outubro de 2014, e em 2015 a situação ficou ainda pior. Até dezembro deste ano, as informações levantadas mostram que houve um aumento de mais de 67,5% no desemprego em relação ao período anterior, resultando em mais de 1,9 milhões de pessoas sem trabalho no país.

Salário em tempos de crise: como aumentar?

Nesse cenário, o que fazer para se manter no mercado e ainda conseguir fazer com que seu salário prospere? Nesse post você encontra 10 dicas que vão ajudar você a aumentar o seu salário em tempos de crise, sendo reconhecido como um profissional sério e de valor.

1. Tenha conhecimento

Quem possui conhecimento pode ganhar o mundo, mover o mundo, e até mudar o mundo.

Talvez não totalmente no sentido literal da frase, mas sim em uma interpretação mais ampla do empreendedorismo, além da iniciativa e da transformação individual e profissional. Não é a toa que tanto se fala em aperfeiçoamento, aprimoramento, qualificação, desenvolvimentos de habilidades e conhecimentos, pois são estes fatores que podem abrir portas, e não só àquelas que estão relacionadas às travas da mente, mas também as que liberam o caminho para novas oportunidades.

Se você possui conhecimento aprofundado em áreas específicas que podem trazer benefícios estratégicos para a empresa, é muito mais interessante para o empregador oferecer uma recompensa maior em troca da mão de obra qualificada de um funcionário que já é de confiança e está inserido no cotidiano dos projetos.

2. Crie um plano de ação

Ter um plano de ação, também implica nos resultados que você deseja atingir. Quando não há planejamento, simplesmente você fica à deriva, é empurrado de um lado a outro por força das ocasiões, e pode sair facilmente do caminho que tanto almeja – que é a prosperidade financeira.

Para definir um plano de ação, você precisa pensar em:

  • O que deseja?
  • Como deseja conseguir isso?
  • Que recursos utilizar para este propósito?
  • Em quanto tempo deseja conquistar a sua meta?

Com essas informações você consegue definir o que fazer para atingir seus objetivos, e pode conquistar seu espaço e reconhecimento dentro da empresa.

3. Conheça seu mercado de trabalho

Conhecer a realidade do mercado de trabalho em que você está inserido é outro ponto a ser analisado com empenho. Os processos mudam, as empresas aderem às novas tecnologias, e quando você fica por fora dessas novidades não só deixa boas oportunidades passar, mas também fica de fora do que é mais importante: informação.

Estar sempre informado sobre o que acontece no seu meio ajuda você a identificar oportunidades, se destacar em projetos, e cria condições para você pedir (ou ganhar) um aumento através da confiança que a empresa deposita em você e nas novas responsabilidades que você assume.

4. Se especialize em segurança da informação

Um dos pilares mais importantes da administração moderna tem a ver com a segurança da informação. Os profissionais que se especializam nessa área são os que mais ganham dinheiro atualmente, e mesmo com a crise eles são importantes para a atuação da empresa.

É interessante frisar que a segurança da informação difere de segurança em TI. A segurança da informação é justamente uma parte especial da estratégia do negócio que dá condições realistas e focadas na gestão de riscos com ligação às pessoas.

Uma empresa que possui um profissional com formação em segurança da informação tem um grande diferencial competitivo, pois, alguns pontos de relevância são atuados no segmento, como: política de segurança da informação, análise de riscos, conscientização e treinamento, análise de GAP e da ISO 27001. Isso além de entender as melhores práticas e técnicas efetivas que deixam o trabalho mais eficiente.

Esse aprimoramento profissional surge através de treinamentos oficiais  (EXIN, APMG, DRI e PECB) e pós-graduações que servem de base para expansão do conhecimento e das práticas pertinentes.

5. Organize seu trabalho

A organização, tanto a das prioridades quanto a do espaço físico de trabalho, é de vital importância para uma postura exemplar do profissional durante o andamento de projetos. Mantenha a sua sala e mesa em ordem, use planilhas e programas que ajudem você a organizar suas prioridades, e crie um hábito diário de manter essa organização. Esses são fatores fundamentais para uma boa aparência e qualidade na realização de atividades.

6. Aprenda a ouvir

Um profissional qualificado sabe ouvir seus colegas de trabalho, a fim de buscar os melhores resultados para a empresa a que prestam serviços. Tão importante quanto falar e opinar, é saber ouvir e entender as outras pessoas, prestar atenção aos feedbacks, e saber tomar outras opiniões como contribuições importantes para o projeto. É dessa forma que se constrói um líder dentro de um ambiente de trabalho.

7. Trate todas as pessoas da mesma maneira

As hierarquias devem ser respeitadas, assim como todas as pessoas. Portanto, tratar os funcionários com respeito, desde o mais baixo até o maior cargo numa companhia, é essencial para qualquer trabalhador que espera crescer profissionalmente.

8. Atenção aos fatos da vida particular

Saber separar a vida pessoal da profissional é um fator delicado para qualquer pessoa. Todavia, se essa divisão não acontecer sua carreira pode desmoronar, e suas tentativas de aumento salarial serão frustradas. Saiba manejar os compromissos de trabalho e as demandas da vida particular, evite misturar seus problemas de fora da empresa com as relações de trabalho, mas busque manter uma vida equilibrada e saudável para manter o foco.

9. Produza com qualidade

Associar produção e qualidade definem um bom profissional. Organize seu tempo e procure realizar o maior número de atividades durante o dia. Isso não significa que todas devem ser feitas ao mesmo tempo. Procure entender a forma com que você consegue ser mais produtivo sem perder a qualidade necessária.

10. Evite redes sociais

Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, e muitas outras. São muitas as redes sociais que chamam a sua atenção o dia todo, entretanto, ficar “conectado” nelas durante o expediente com toda a certeza afeta a sua concentração e qualidade no serviço. Preste atenção nisso, afinal, horário de trabalho é horário de trabalho!

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Sobre Jeferson D'Addario - CBCP, MBCI, CRISC

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Consultor sênior há mais de vinte anos em TI, gestão de riscos e continuidade de negócios, ganhador do prêmio SECMASTER 2006 na categoria “Melhor Contribuição para o Desenvolvimento de Mercado”. Possui mais de 35 projetos de Continuidade de Negócios para empresas líderes no Brasil e Exterior nos últimos dez anos. Certificado como CBCP pelo DRII-USA, MBCI pelo BCI-UK, CRISC pela ISACA, ISO 27001 lead auditor (BSI). Formação em Economia e TI. Foi o responsável por trazer e desenvolver os primeiros cursos de continuidade de negócios oficiais do DRII – Disaster Recovery Institute International para o Brasil em 2005. Desde 2010 é instrutor oficial do DRII e representante executivo para o Brasil. É Membro da ISACA-SP, sendo colaborador na tradução do COBIT 4.1. Possui ampla experiência em Gestão de TIC (ITIL e ISO 20.000) e Govenança de TIC (COBIT, ISO 38500), tendo sido gerente e diretor de TI em empresas nacionais, e participado de projetos de implementação e certificação. Criador, coordenador e professor da Pós-graduação em GTSI - Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação, curso DARYUS aplicado na Faculdade Impacta Tecnologia (FIT) – SP/SP, desde 2003, atualmente na turma 15. É sócio-diretor e fundador da DARYUS Consultoria e Treinamento, e atualmente CEO do Grupo DARYUS. Possui ampla experiência em gestão empresarial de negócios, pessoas, educação, gestão de crises, comunicação empresarial, relacionamento executivo e gestão financeira, apoiando executivos de grandes empresas no Brasil em projetos de consultoria. Palestrante, articulista e colaborador em eventos nacionais e internacionais relacionados a GRC, TI, Continuidade e Gestão Empresarial. Foi reconhecido pela Infragard – Califórnia em 2010 pela contribuição na área de segurança da informação para o Brasil. Já lecionou anteriormente para IPEN – Instituto de Pesquisas Nucleares – USP – SP e Instituto Trevisan – SP.

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