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7 passos para reduzir os custos da TI

A área de TI precisa estar alinhada com os objetivos estratégicos da empresa. A ideia do TI help desk já é bem ultrapassada e as discussões envolvendo a área devem ser levadas a sério 

Com a crise do COVID-19, ficou bem claro a importância do TI agir rápido e de forma assertiva, já que muitas empresas precisaram rapidamente modificar toda a operação para o formato home office, e além da agilidade, foi necessário atenção redobrada as questões de segurança.  

Uma pesquisa realizada pela Startse com mais de 4.700 empresas, destacou que 56% ainda lutam lutando para sobreviver, 78% estimam 3 meses de operações a partir do início do isolamento sociale, vale ressaltar que, 49% perderam 90% de suas vendas, obrigando-as a contarem apenas com o que já havia no fluxo de caixa.   

Com esse cenário é impossível não discutir sobre redução de custos e novas ideias para operar com o menor custo possível. Os CEO’s, boards e conselhos diretivos devem pensar muito bem no que é essencial, no que pode ser cortado, e o que pode ser recuperado no período pós-crise.  

Separamos algumas dicas de como reduzir os custos da área de TI que podem ajudar nesse momento de decisões cruciais:  

1) Planejamento estratégico de TI  

É importante que a redução de custos não prejudique o bom funcionamento da organização. Os objetivos podem ser redesenhados, mas a operação precisa continuar da melhor maneira possível. O planejamento de TI precisa estar de acordo com o da empresa e ser executado de forma ágil e que ajude a diminuir os impactos.  

2) Budget de TI  

Tenha um gestor de TI com a visão financeira da área esclarecida e sob controle. Veja quais soluções devem ser mantidas, trocadas ou canceladas. Todo gasto não essencial deve ser cortado e tudo deve ser analisado para que não prejudique a operação da empresa.   

3) Pessoas 

As pessoas podem fazer a diferença em momentos de crise. Um time multidisciplinar e coeso pode garantir o bom funcionamento da área, por isso, é importante rever papéis, forças e responsabilidades. 

4) Capacity Plan  

Uma análise mais profunda da área pode ser importante nesse momento. Verificar todos os pontos, necessidades, itens críticos e indispensáveis podem ajudar a saber o que manter e o que é possível desfazer. Criar um business case e refazer a análise de SWOT pode ser útil até para uma retomada melhor e mais alinhada no período pós crise.  

5) Formato de contratação  

É importante estudar e entender novos tipos de ferramentas e softwares nas modalidades PaaS ou SaaS. Isso deve ser estudado com muita atenção e pode mudar muitos processos dentro da organização . 

6) Gestão de Projetos  

É muito importante que todas as ações da TI sejam feitas com metodologias ágeis, controlando todas as fases do projeto. Dessa forma é possível visualizar as entregas e perceber possíveis gaps e processos que podem ser melhorados ou eliminados.  

7) Atenção ao dólar  

Muitas ferramentas e softwares que são utilizados pela área de TI não são nacionais. A cotação do dólar pode virar o inimigo número um quando o assunto é redução de custos e avaliar a utilização de soluções nacionais podem ser a saída nesse momento delicado.  

O momento pede calma e que todas as decisões sejam tomadas com sabedoria. É importante contar com o a melhor equipe possível e com as melhores ferramentas disponíveis no mercado que possam auxiliar as empresas nesse momento. 

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Sobre Fábio Varrichio

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Especialista em Governança e Gestão de TI. Co-Founder de uma startup de tecnologia que tem ajudado empresas a alcançarem os melhores objetivos através da TI. Estrategista em TI, Gestão de Negócios e Startups, com mais de duas décadas de experiência em grandes empresas com projetos nacionais e internacionais. Possui especializações internacionais em Governança corporativa pela Babson College e Governança Financeira pela Columbia University nos EUA, MBA em Gestão de empresas e negócios e Pós-Graduação em Segurança da Informação no Brasi

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