Home / Artigo / 10 dicas de ouro para proteger você e sua empresa no mundo digital
banner 10 dicas de ouro
Confira as 10 dicas de ouro para proteger seus dados e sua privacidade

10 dicas de ouro para proteger você e sua empresa no mundo digital

Vivemos divididos entre o mundo real e o mundo digital. Mesmo para aquelas pessoas que não se consideram 100% integradas as transformações digitais, realizar atividades online é um comportamento cada vez mais presente pela facilidade e agilidade no processo de compras, pagamento de contas, notícias e interação social.  

No mundo corporativo é praticamente mandatório que os colaboradores saibam e realizem atividades online em diversas áreas e aspectos, e é exatamente por isso que as empresas precisam redobrar os cuidados quando falamos em segurança no meio cibernético. Mesmo contando com bons profissionais de segurança e bons softwares é primordial boas práticas e uma cultura organizacional forte em relação a saber se proteger e se prevenir para não cair em golpes e crimes.  

Abaixo foram selecionadas algumas boas práticas que podem ser utilizadas pelas empresas e pelos colaboradores para garantir a segurança no mundo digital:  

1 – O BACKUP PODERÁ SALVAR O SEU NEGÓCIO 

Realize regularmente o backup de todas as informações importantes para o seu negócio e para a sua vida. Lembre-se que muitos processos de seu negócio e recordações da sua vida estão armazenadas em meios digitais. Você já refletiu sobre o quanto custará se perder tudo isso? 

 2 – SENHAS FORTES, INDIVIDUAIS E INTRANSFERÍVEIS 

Sua senha é o que te representa no mundo digital. Garanta que ela seja forte, utilize a regra de quanto maior, melhor. Ser forte não significa ser difícil, utilize uma frase que seja simples de recordar. E lembre-se, a senha deve ser individual para cada sistema e intransferível, você não poderá emprestá-la. Quanto possível, ative a autenticação de dois fatores em todos os sistemas e sites que solicitarem senha. 

3 – MANTENHA-SE ATUALIZADO 

A maioria dos ataques acontecerá por falhas em softwares que você utiliza. Garanta que todos os softwares de todos os seus dispositivos utilizados na empresa e na sua vida pessoal estejam atualizados. Além de seu computador, mantenha atualizado os softwares de seu smartphone, de seu access point ou roteador wireless, de sua smart TV e de qualquer outro dispositivo que se conectará na Internet. 

4 – O ANTIVÍRUS AJUDARÁ NA SUA PROTEÇÃO 

Mantenha um antivírus instalado e atualizado no computador de sua casa, no computador de sua empresa e em seus dispositivos móveis, como smartphone e tablets. Em sua empresa, garanta que a proteção do antivírus esteja ativa para e-mail e para os acessos a Internet. 

5 – PROTEJA A SUA REDE WI-FI 

Na empresa ou em casa garanta a segurança de sua rede. Utilize o padrão de proteção WPA2 em conjunto com uma senha forte para a rede WI-FI. Evite acessar redes WI-FI públicas e desconhecidas, mas se precisar acessá-las utilize sempre uma solução de VPN. 

6 – CRIPTOGRAFIA PARA PROTEGER O QUE É IMPORTANTE 

Garanta que todas as suas informações sensíveis nos computadores e dispositivos móveis da empresa ou pessoais estejam criptografadas. 

Se um incidente acontecer, custará muito caro. Caso resulte em vazamento de dados sensíveis, como informações financeiras e ou informações pessoais de clientes, dependendo do tamanho da empresa e tipo de Negócio, poderá significar o fim das operações. Não há mais espaço e nem momento para assuntos e ações ligadas a segurança no mundo digital serem deixadas em segundo plano.  

7 – PROTEJA-SE NO USO DE SOFTWARES DE COMUNICAÇÃO INSTANTÂNEA E E-MAILS 

Se você utiliza softwares de comunicação instantânea como WHATSAPP e TELEGRAM, garanta que a verificação em duas etapas esteja ativa. Evite entrar em grupos e abrir arquivos ou links duvidosos. Em seu e-mail corporativo ou pessoal, evite abrir arquivos anexos e links que são duvidosos ou de desconhecidos, se ficar na dúvida, não abra. 

 8 – PROTEJA-SE NO USO DE SOFTWARES DE VÍDEO CONFERÊNCIA 

Devido à grande demanda de uso, diversas novas vulnerabilidades que podem permitir a invasão de seu computador e roubo de informações estão sendo identificadas. Garanta que esteja utilizando sempre a última versão e evite abrir links e arquivos de terceiros enviados pelo software de vídeo conferência. 

9 – COMPRAS PELA INTERNET COM SEGURANÇA 

Antes de concretizar qualquer compra pela Internet, garanta que ela seja realizada pela plataforma (site ou aplicativo) do vendedor. No caso de compra pelo navegador de Internet, verifique a utilização de um certificado digital confirmando se o site inicia com https e se possui um ícone de um cadeado próximo da url. Desconfie se o preço do produto vendido é muito menor que o valor de mercado. Em caso de dúvidas, entre em contato com o fornecedor. 

10 – PROTEJA-SE NO USO DE REDES SOCIAIS 

Nas redes sociais, verifique os controles de privacidade e defina-os para que apenas seus amigos e familiares possam ver todos os seus detalhes. Não insira muitas informações pessoais em suas contas de redes social. Lembre-se de nossas dicas sobre senhas. Se você compartilha fotos dos seus animais, não utilize o nome deles como senha. 

 

BIBLIOGRAFIA  

NIST, CYBERSECURITY FRAMEWORK (CSF) – FRAMEWORK VERSION 1.1 CENTER FOR INTERNET SECURITY (CIS), CONTROLS – VERSION 7.1 

ABNT, NBR ISO/IEC 27001 Tecnologia da informação – Técnicas de segurança – Sistema de Gestão de segurança da informação – Requisitos. Rio de Janeiro. ABNT, 2013. 

ABNT, NBR ISO/IEC 27002 – Tecnologia da informação – Técnicas de segurança – Código de prática para a gestão da segurança da informação. Rio de Janeiro. ABNT, 2013. 

 

Sobre Ricardo.Tavares - CISM, CRISC, CGEIT, GCIH, GPEN, ISO 27001 LA, TOGAFc

mm
Especialista em segurança cibernética e forense digital. Coordenador e professor do curso de pós-graduação em segurança cibernética na Faculdade Impacta / DARYUS e diretor da consultora GEMINA Threat Intelligence. Contato: [email protected]

Confira tambem

banner redução de custo na covid

Crise COVID-19 : como reduzir custos operacionais sem perder a segurança

Em função da pandemia da COVID-19, empreendedores de diferentes setores esperam uma crise sem precedentes. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *