Home / Artigo / Gestão de Riscos e Continuidade de Negócios / 10 dicas de leitura sobre Gestão de Riscos e Continuidade de Negócios

10 dicas de leitura sobre Gestão de Riscos e Continuidade de Negócios

Investir em gestão de riscos e continuidade de negócios pode definir o futuro da sua empresa. Ter um plano consolidado ajuda na identificação dos processos da companhia, maior noção dos riscos e o impacto que situações de ruptura podem trazer e, claro, rapidez na reação a adversidades internas ou externas e consequentemente a mitigar os impactos negativos que elas trariam. 

Paralelamente a isso, ser um profissional com conhecimento no assunto pode te destacar e alavancar sua carreira. Para te ajudar nesse processo, nesse Dia Nacional do Livro, separamos 10 dicas incríveis de leitura sobre gestão de riscos e continuidade de negócios. Confira! 

Business Continuity Management: Global Best Practices, 4th Edition

Começamos com este livro do autor Andrew N. Hiles, principal impulsionador do Business Continuity Institute (BCI), um grupo de especialistas focados em recuperação de desastres e continuidade de negócios. A obra foi publicada pela primeira vez em 1999 e chega a sua 4ª edição trazendo novos capítulos e perspectivas sobre o universo de gestão de riscos e continuidade de negócios. O exemplar tem 520 páginas, conta com a edição de Kristen Noakes-Fry e é uma das leituras mais abrangentes sobre o assunto. 

Lessons from the Titans: What Companies in the New Economy Can Learn from the Great Industrial Giants to Drive Sustainable Success

O livro Lesson From The Titans, dos autores Scott Davis, Carter Copeland e Rob Wertheimer, mostra lições atemporais de grandes corporações como General Electric e Caterpillar. O manual dá dicas e mostra como essas e outras grandes companhias triunfaram de diferentes maneiras, fornecendo insights para ajudar a resistir às instabilidades do mercado e otimizar seus recursos para o crescimento da sua empresa.. Leitura indispensável.

A Risk Management Approach to Business Continuity: Aligning Business Continuity with Corporate Governance 

Dois dos pioneiros em reconhecer a relação entre as áreas de gestão de riscos e continuidade de negócios, os autores Julia Graham e David Kaye prepararam um guia prático, principalmente para grandes empresas, com todos os aspectos que devem ser levados em conta na hora de criar um plano de continuidade de negócios abrangente.  

Building an Enterprise-Wide Business Continuity Program

 A grande especialista em recuperação de desastres, gestão de riscos e continuidade de negócios, Kelley Okolita aborda nessa obra, todos os passos, na teoria e na prática, de como criar um plano de continuidade de negócios para todos os setores da sua empresa, te orientando em cada etapa do processo e dando dicas para manter o plano em pleno funcionamento ao longo do tempo. O livro tem 344 páginas e está disponível na língua inglesa.

Vicente Falconi - O que importa é resultado

O que importa é o resultado. A obra de Cristiane Correa narra a trajetória de Vicente Falconi, responsável por revolucionar o modelo de gestão no Brasil. O professor trouxe ao país conceitos inspirados na eficiência e disciplina das empresas japonesas a grandes corporações como Sadia, Gerdau e Unibanco. O livro mostra os princípios de liderança e gestão que podem transformar qualquer empresa, independentemente do tamanho, e bastidores da consultoria desse grande profissional. 

The Resilient Enterprise: Overcoming Vulnerability for Competitive Advantage

Publicado em 2007, o livro “The Resilient Enterprise” mostra a importância da resiliência para as empresas e de como os resultados de possíveis desastres e incidentes dependem muito mais das ações realizadas antes do ocorrido que em meio a ele. O autor narra histórias de grandes empresas como Amazon, Toyota, Nokia e GM e conta seus sucessosfracassos e métodos ao enfrentarem situações de gerenciamento de interrupções. 

The Definitive Handbook of Business 
Continuity
 Management

Uma leitura obrigatória: “The Definitive Handbook of Business Continuity Management”. São mais de 500 anos de experiência de grandes especialistas em gestão de riscos e continuidade de negócios, de todos os cantos do mundo reunidos nesse manual. Indicado tanto para quem é novo no assunto, quanto profissionais mais experientes, o livro traz estudos de caso, exemplos e listas e verificação, as melhores práticas e muito mais! 

The Failure of Risk Management: Why It's Broken and How to Fix It

Esse guia, de Douglas W. Hubbard, trabalha em cima de estratégias e métodos de gestão de riscos e continuidade de negócios mal aplicados. O autor revela falhas de empresas, citando exemplos como a crise de 2008, desastres naturais e outros, e mostra como esses métodos podem ser corrigidos. 

Para a gestão empresarial:

Rápido e devagar: Duas formas de pensar

Um dos principais pensadores do século XXI e vencedor do Nobel de Economia, Daniel Kahneman, agrupa em 641 páginas todos os seus anos de pesquisa em diversas áreas de atuação. O livro “Rápido e devagar: duas formas de pensar” aborda as duas formas de pensamento humano: uma mais lógica e outra mais intuitiva e emocional, mostra como isso influencia nas tomadas de decisões tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal e ensina técnicas para se proteger contra falhas mentais que podem se transformar em verdadeiras dores de cabeça. 

Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando o nosso futuro

Um dos maiores empreendedores de todos os tempos, Elon Musk é responsável pelos carros esportivos elétricos da Tesla Motors, pelos painéis e baterias de energia solar popularizados pela SolarCity, dos foguetes espaciais da SpaceX e tem fortuna estimada em mais de 1 trilhão de reais. 

Nessa obra, o jornalista de tecnologia Ashlee Vance traz uma visão nunca vista sobre as realizações de Musk, baseadas em mais de 50 horas de entrevistas e conversas com o empresário, além de entrevistas com mais de 300 pessoas ligadas a ele. Quer conhecer os principais segredos do homem mais rico do mundo?  

Muito conteúdo de qualidade, né?  

Quer se aprofundar ainda mais no tema? Conheça nosso MBA e nossa pós-graduação! 

Aprenda, na teoria e na prática, com professores atuantes no mercado e seja um profissional altamente qualificado: 


Sobre Jeferson D'Addario - CBCP, MBCI, CRISC

mm
Consultor sênior há mais de vinte anos em TI, gestão de riscos e continuidade de negócios, ganhador do prêmio SECMASTER 2006 na categoria “Melhor Contribuição para o Desenvolvimento de Mercado”. Possui mais de 35 projetos de Continuidade de Negócios para empresas líderes no Brasil e Exterior nos últimos dez anos. Certificado como CBCP pelo DRII-USA, MBCI pelo BCI-UK, CRISC pela ISACA, ISO 27001 lead auditor (BSI). Formação em Economia e TI. Foi o responsável por trazer e desenvolver os primeiros cursos de continuidade de negócios oficiais do DRII – Disaster Recovery Institute International para o Brasil em 2005. Desde 2010 é instrutor oficial do DRII e representante executivo para o Brasil. É Membro da ISACA-SP, sendo colaborador na tradução do COBIT 4.1. Possui ampla experiência em Gestão de TIC (ITIL e ISO 20.000) e Govenança de TIC (COBIT, ISO 38500), tendo sido gerente e diretor de TI em empresas nacionais, e participado de projetos de implementação e certificação. Criador, coordenador e professor da Pós-graduação em GTSI - Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação, curso DARYUS aplicado na Faculdade Impacta Tecnologia (FIT) – SP/SP, desde 2003, atualmente na turma 15. É sócio-diretor e fundador da DARYUS Consultoria e Treinamento, e atualmente CEO do Grupo DARYUS. Possui ampla experiência em gestão empresarial de negócios, pessoas, educação, gestão de crises, comunicação empresarial, relacionamento executivo e gestão financeira, apoiando executivos de grandes empresas no Brasil em projetos de consultoria. Palestrante, articulista e colaborador em eventos nacionais e internacionais relacionados a GRC, TI, Continuidade e Gestão Empresarial. Foi reconhecido pela Infragard – Califórnia em 2010 pela contribuição na área de segurança da informação para o Brasil. Já lecionou anteriormente para IPEN – Instituto de Pesquisas Nucleares – USP – SP e Instituto Trevisan – SP.

Confira tambem

Crise COVID-19 : como reduzir custos operacionais sem perder a segurança

Em função da pandemia da COVID-19, empreendedores de diferentes setores esperam uma crise sem precedentes. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *